EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Regionais voltam às disputas da Fesporte

As competições de rendimento promovidas e executadas pela Fesporte, em parceria com os municípios, voltam a contar com o novo modelo de disputas classificatórias

BY PILO
Foto: Foto/Divulgação

TIMBÓ - As competições de rendimento promovidas e executadas pela Fesporte, em parceria com os municípios, voltam a contar com o novo modelo de disputas classificatórias. Aprovado no final do ano passado e homologado, com redação final, recentemente pelo Conselho Estadual de Esportes (CED-SC), o regulamento geral das competições volta a contar, em seu escopo, com as etapas regionais.

Na nova formatação, os critérios classificatórios das modalidades coletivas dos Jogos Abertos (Jasc), Joguinhos Abertos e a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) terão as disputas em etapas microrregionais e regionais até o ingresso na fase Estadual.

A mudança permitirá disputas em 12 etapas microrregionais com participação de todos os municípios catarinenses. Ao final da competição, classificam-se para a etapa regional o primeiro, segundo e terceiro colocados de cada microrregional; mais uma vaga para cada duas etapas microrregionais com maior número de participantes e a cidade-sede, totalizando 12 municípios por modalidade.

Na etapa regional, com a participação de 48 municípios, vão se classificar para o Estadual o primeiro, segundo e terceiro colocados que, juntos ao primeiro, segundo e terceiro colocados do ano anterior e a cidade-sede, vão totalizar 16 equipes ou municípios de cada modalidade (coletivas). A exceção fica por conta das modalidades individuais: vão direto para a etapa Estadual sem a necessidade de passagem pelos micros e regionais.

Conforme levantamento preliminar da área técnica da Fesporte, o total de jogos nas modalidades coletivas, excetuando-se a bocha e os bolões durante a disputa dos microrregionais, poderão chegar a 3.168. O cálculo é baseado na disputa das modalidades de quadra (Basquete, Handebol, Futsal e Voleibol) nos dois naipes. Por modalidade serão 264 jogos que, multiplicados pelos 12 microrregionais, alcançar-se-á a soma de 3.168 confrontos. Não estão incluídos no balanço geral as disputas do Bolão 16 e 23 e a Bocha que, pelo grande número de praticantes, estão sujeitos a classificatórias.

O cálculo também considera a participação do futebol que está presente no regulamento geral apenas nos micros dos Jogos Abertos (feminino) e dos Joguinhos (masculino e feminino).

A previsão é de que as competições de rendimento, em suas etapas micro, regional e estadual reúnam aproximadamente, entre atletas, dirigentes, técnicos e equipes de apoio em todas as modalidades, cerca de 120 mil participantes.

Entre 12 micros divididas pelo estado está a 7ª Etapa Microrregional que contará com a participação de Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves e Pomerode, Timbó, Ascurra, Benedito Novo, Indaial, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros e Rodeio.





jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png