EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE

Torneio de Verão

Timbó apresenta equipe que participará de evento que teve abertura oficial na noite do dia 10

Foto: Paula Leitão

TIMBÓ - Um dos principais campeonatos de pré-temporada do futsal brasileiro, o Torneio de Verão de Indaial está movimentando o esporte no Médio Vale do Itajaí. Uma das novidades deste ano para o Torneio de Verão, foi divulgada ao meio-dia de ontem, dia 13, pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Timbó ao realizar a apresentação da equipe do município que participará da competição de futsal já reconhecida no cenário nacional. A equipe timboense foi apresentada, pelo diretor presidente da FME Márcio Elísio que aproveitou para destacar que o projeto da equipe nasceu a partir da união de um grupo de timboenses, que montou a Associação Timbó Futsal Esporte e Cultura (ATFEC), e encararam a busca por apoios para trazer de volta a Timbó uma representação forte no futsal.

Para Elísio, a expectativa com esse novo projeto é muito positiva, pois vê nas parcerias um grande propulsor para trazer de volta a nossa cidade a paixão pelo futsal de alto nível. "Acreditamos que este projeto seja o início do resgate do futsal timboense, e quem sabe, sonhando juntos, não poderemos ter em breve o retorno do futsal profissional para cá, elevando Timbó novamente às categorias nacionais da modalidade. O campeonato de Verão de Indaial é um grande passo para isso, e rogamos que nossa torcida prestigie e declare seu apoio ao grupo formado, demonstrando todo o carinho que sempre tem por Timbó, especialmente na área desportiva", enfatizou ele.

 

Equipe qualificada

O grupo de jogadores é formado por atletas que já atuam em equipes profissionais, dentro e fora do Brasil, como é o caso de Cris, que estava jogando na Tailândia. Além disso, destaque para o currículo do treinador Vandré da Costa, que em sua carreira como jogador foi tri-campeão da Liga Nacional de Clubes, campeão mundial de clubes, atleta da seleção brasileira e teve passagens por equipes europeias. Também registra inúmeros troféus como técnico pela seleção gaúcha de futsal, por liderar equipes nos JASC e ser reconhecido como melhor técnico pela Liga Gaúcha.


Evento esportivo segue até dia o 25 

A abertura do 35º Torneio de Verão de Indaial aconteceu na noite do dia 10 de janeiro, no Ginásio Municipal Sérgio Luiz Petters, com a participação de grande número de autoridades locais e regionais e a família do atleta homenageado, Bernardo Augusto Manzke Pisetta, além de expressivo público.

O homenageado, Bernardo, então com 14 anos, faleceu tragicamente no dia 8 de fevereiro de 2019, num incêndio que vitimou outros nove jovens, no Centro de Treinamento (CT) do Flamengo, conhecido como Ninho do Urubu.

Durante a solenidade o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Indaial, Ademir Packer, agradeceu todos os dirigentes que não mediram esforços para inscreverem suas equipes, ressaltando que é pelo empenho de cada um que o Torneio de Verão permanece forte aos 35 anos e vai continuar por muito tempo ainda. Sobre o homenageado, Packer falou que: "Bernardo Pisetta deixou muita saudade, deu exemplo de atleta e servirá de espelho para muitos meninos".

 Ainda durante a solenidade, Packer juntamente com o deputado estadual, Laércio Schuster Júnior, e o prefeito, André Moser, entregaram uma placa à família do homenageado. Na sequência os dirigentes do Cachorrões Futsal (do qual Bernardo era torcedor), Sandro Mantau e Jean Cunha, acompanhados pelo técnico da equipe, Baiano, como forma de reconhecimento por tudo o que o atleta representou para Indaial e para a matilha Cachorrões, fizeram a entrega aos pais, Leda e Darlei Pisetta, de uma camiseta de goleiro, repetindo um gesto feito anualmente durante o Torneio, ao coro de "Bernardo, Bernardo" vindo das arquibancadas. A família também recebeu dos representantes da torcida organizada, Marcelo Lanznaster e Eduardo de Lima, a camiseta oficial personalizada do Cachorrões Futsal.

Após a entrega das lembranças, o pai de Bernardo, Darlei Pisetta, fez uso da palavra. Emocionado, agradeceu aos representantes da Embaixada Fla Indaial, Alexandre de Lima (Xandão) e André Johanson, pela solicitação enviada à Câmara para que Bernardo fosse homenageado, bem como aos poderes Legislativo e Executivo pelo deferimento da homenagem. Darlei também agradeceu aos dirigentes do Cachorrões Futsal, lembrando que a cada edição do Torneio sempre era oferecida a Bernardo a camisa de goleiro da equipe.

Para finalizar, o prefeito André Moser, citou a soma de esforços das demais secretarias para a realização do torneio; enalteceu o trabalho da imprensa, considerando-o de fundamental importância na manutenção e crescimento da competição; agradeceu a presença dos torcedores que vêm de todos os cantos de Indaial e de várias partes de Santa Catarina e do Brasil para torcer por seus times, aos dirigentes que acreditam no Torneio de Verão e aqueles que ajudaram e fizeram história para a construção do evento.

Após foi declarada aberta mais uma edição do Torneio de Verão, oportunidade em que foram realizadas as duas primeiras partidas válidas pela categoria Adulto Masculino Federado.


A competição

Nessa edição são 12 equipes na categoria Adulto Masculino Federado que se dividem em três grupos. Na Chave A estão: Cachorrões (atual campeão), Lebon Régis Futsal, Fercical e Gráfica 3 de Maio (tricampeão que retorna ao campeonato neste ano); a Chave B tem: Loes Futsal (tetracampeão), Badalos Futsal, Benedito Novo e Timbó; já na Chave C estão: APF, de Pomerode, Quiosque do Sid, Bem Bom e A.A. Metisa. Os oito times com as melhores pontuações se classificam às quartas de final, em sistema de cruzamento olímpico - primeiro contra o oitavo, segundo contra o sétimo, e assim sucessivamente.

Além da categoria principal, o Torneio de Verão de Indaial também tem outras duas categorias: Feminino e Sub-18. Entre as mulheres, nove times disputam o título, mesmo número de clubes que buscam o troféu no Sub-18.

O evento em sua totalidade reúne cerca de 400 atletas de diversas cidades de Santa Catarina e de vários estados do Brasil. Mais informações em: www.torneiodeverao.net.




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png