Benedito Novo implanta anel viário

06 Outubro 2017 16:57:21

Obra da rua Pedro Maus está sendo feita para suportar o trânsito da SC-477

Greici Siezemel / JMV
DJI_0197.jpg
Foto: FOTOS EVANDRO LOES/JMV

 

BENEDITO NOVO - O município de Benedito Novo já se prepara para receber o trânsito da SC-477, que está sendo pavimentada e vai ligar o Planalto Norte ao Vale do Itajaí. A obra que é entre Papanduva e Doutor Pedrinho, passando por Itaiópolis e Rio Negrinho, tem um investimento de R$ 225 milhões, ela deve ser inaugurada no segundo semestre de 2018. Em nota, o Governo do Estado afirma que a obra dará novo impulso econômico para o Planalto Norte e Santa Catarina. Ela passará a ser rota alternativa para o transporte de carne do Oeste do Estado, que precisa acessar os portos de Itajaí e Navegantes. A pavimentação asfáltica já está em andamento em diversos trechos da rodovia. Ao todo, são quatro lotes, com três empresas responsáveis.
Com a finalização da SC-477, o trânsito de Benedito Novo será intensificado. Para desviar esse trânsito para fora da cidade, o município já pensa em alternativas, uma delas é o anel viário que comporta a pavimentação da rua Pedro Maus, que já está na metade da obra. “Estamos só aguardando um pouquinho porque vai passar a tubulação de uma hidrelétrica por baixo da rua, então, após essa obra da hidrelétrica ser finalizada, vamos concluir tudo”, destaca o prefeito da cidade, Jean Michel Grundmann. 
A extensão total da Pedro Maus é 3,2 quilômetros (km) e, de acordo com o prefeito, já existem verbas para asfaltar quase toda ela. Um projeto deve ser encaminhado ao Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), para a finalização da rua. “Pelo que o Governo do Estado nos informou, o Fundam deve abrir até o final do mês. Então, a gente apresenta o projeto, que deve ir para a Caixa Econômica, para o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e, após a análise, se licita para começar o restante da obra. Também já entregamos o projeto completo ao governador para ver se ele consegue direcionar para nós uma cota extra para a finalização da rua e para, quem sabe, fazer uma rótula próxima a saída do Restaurante Fleischhaus, que seria para desviar o trânsito pesado que vêm da SC-477. Hoje, não tem como fazer a entrada dos caminhões pesados na via”, informa ele. O investimento que está sendo feito na rua Pedro Maus é de R$ 358.279,36. 

Região receberá um novo olhar 

O prefeito de Benedito Novo ressaltou a importância da obra da SC-477, que deve diminuir em praticamente 100km o trajeto dos motoristas que vão para o Oeste, meio-Oeste de Santa Catarina e ao Paraná. Consequentemente, indústrias devem se instalar na nossa região. “Teremos um fluxo de caminhões e de empresas, então, nossa região vai receber outro olhar do empresário que quer investir, assim, vamos nos desenvolver mais. O potencial turístico também vai começar a ter mais retorno, mais visibilidade. Esses são os pontos de vista positivos, porém, teremos também os pontos negativos, como o aumento da criminalidade e do número de acidentes de trânsito, devido ao grande fluxo. A Secretaria de Segurança do Estado vai precisar ter um olhar cirúrgico, na tentativa de inibir isso”, analisa o prefeito. 
Como as obras estão a todo vapor, Grundmann disse que é preciso começar a agir o quanto antes. “Já estamos fazendo muitas movimentações. Conversamos esses dias com o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, que está cuidando do Fundam. Estamos acelerando ao máximo para que, quando finalizar a obra da SC-477 em Doutor Pedrinho, possamos iniciar a nossa obra aqui para ter o mínimo de transtorno possível”, afirma ele. De acordo com o prefeito, existe uma movimentação muito grande junto aos deputados Federais e Estaduais na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina  (Alesc) para que o Governo seja pressionado. “Estamos bem esperançosos quanto a essa cota do Fundam que vai vir e acredito que, com isso, a gente consiga resolver o problema”, ressalta. 

 

Imagens

DJI_0164.jpg
DJI_0197.jpg
DJI_0198.jpg
jmv sim
SOSDesaparecidos.fw.png
Anuncio-Vendas2-01-01.jpg
Logo_ JMV.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina