EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Hospital Oase recebe 37 acadêmicos de Medicina

14 Março 2019 19:42:00

Vinda de estudantes resultou da parceria firmada entre direção do Hospital, Secretaria de Saúde e a Universidade Brasil

CLARICE GRAUPE DARONCO
Foto: Vidas

TIMBÓ - "A vinda dos acadêmicos para o Hospital e Maternidade Oase também será uma experiência para os médicos do Hospital que passam a receber treinamentos e atualizações frequentes, melhorando ainda mais o atendimento para a população e também qualificará o parque tecnológico da entidade". Com essa frase o diretor presidente do Vidas Instituto de Assistência à Saúde, que administra o Hospital e Maternidade Oase, Richard Choseki, avalia a parceria firmada entre a direção do Hospital Oase, Secretaria de Saúde do município de Timbó e a Universidade Brasil, que resultou na vinda de 37 estudantes de Medicina que farão internato junto à instituição de Saúde. 

O internato é uma das fases mais importantes para os estudantes de Medicina, pois é o momento em que os futuros profissionais começam a colocar em prática o que aprenderam nos últimos quatro anos em sala de aula.

O grupo se reuniu no início da semana para receber orientações e um calendário de reuniões e visitas. Os estudantes primeiramente conheceram a equipe de profissionais do Hospital, desde direção, médicos, coordenadores dos setores, entre outros. Durante os dois primeiros dias eles receberam informações sobre o município de Timbó, comunidade, história do Hospital e a estrutura da entidade de Saúde como um todo.

Também realizaram visitas "in loco" em todos os setores do Hospital, na Policlínica de Referência da cidade, nas unidades Básicas de Saúde, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Hospital Dom Bosco de Rio dos Cedros.

As visitas tiveram por objetivo oportunizar que os estudantes conhecessem toda a rede de atendimento à Saúde dos munícipes de Timbó. Já o Hospital Dom Bosco de Rio dos Cedros entrou no pacote em razão de estar abrindo ainda esta semana os serviços junto ao Centro Cirúrgico da entidade e oportunizará que os estudantes também possam estar participando de algumas atividades em parceria com o Hospital e Maternidade Oase.

Um passo para a formação final

No primeiro dia de reunião dos estudantes, o secretário de Saúde de Timbó, Alfredo João Berri - Alfredinho, esteve presente e frisou aos futuros médicos que devem ter muito carinho, atenção e empatia com a comunidade local e regional que busca atendimento tanto no Hospital como nas unidades Básicas de Saúde.

A direção do Hospital e Maternidade Oase afirmou que tem como missão oferecer o melhor internato para os acadêmicos de Medicina. "Este será um desafio muito grande, pois temos muito o que mostrar, em especial por seremos referência para 27 municípios do estado de Santa Catarina, termos uma estrutura moderna, com equipamentos de última geração e profissionais compromissados com o dever de salvar vidas, com destaque para a nossa UTI e em breve a UTI Neonatal".

O diretor Técnico do Hospital e Maternidade Oase, Paolo Piermarini, disse que o desafio será muito grande pois objetiva-se preparar profissionais além de qualificados para atender a qualquer tipo de intercorrência médica, também objetiva-se formar profissionais humanos, que cuidem e tratem da pessoa e não somente da doença. "Eles vêm para contribuir ainda mais com o corpo clínico do Hospital", completou o diretor.

Os alunos, que trabalharão em sistema de rodízio, afirmaram em suas apresentações individuais, que este é um momento muito importante na vida de estudo deles. Muitos foram unânimes em dizer que: "Durante estes dois anos pretendemos aprender o máximo possível, acreditamos que é na prática que realmente vamos ter mais conhecimento e certeza do que queremos nos especializar".

Choseki adiantou ainda que: "a Universidade Brasil oferecerá, em razão desta parceria, mestrado para os profissionais do Hospital e Maternidade Oase, em Timbó".




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png