Indaial organiza 49ª Festa do Colono

07 Julho 2017 17:32:29

Evento quer celebrar a data junto com as famílias de agricultores que vivem na zona rural

Clarice Graupe Daronco / JMV

 

INDAIAL - Com o objetivo de reunir as famílias rurais para uma grande confraternização, a Prefeitura de Indaial realiza a 49ª Festa do Colono. O município de Indaial conta com, aproximadamente, 600 famílias de agricultores, sendo que deste total, apenas 100 sobrevivem exclusivamente da agricultura. Para essas famílias rurais de Indaial, o dia 25 de julho, data em que se comemora o dia do Colono e do Motorista, é muito importante pois são eles que deixam marcas na cultura e na economia do Brasil.
 Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Indaial, aproximadamente 600 famílias estão cadastradas como produtores rurais, sendo estas com atividades agrícolas mas que possuem renda familiar oriunda de outras atividades, quer seja na indústria, comércio, prestação de serviços ou mesmo um dos membros da família trabalhando fora e outro exclusivamente na agricultura. “Fato muito comum em toda nossa região”, afirma o prefeito André Moser.
Questionado sobre a área produzida e os produtos em destaque no cultivo agrícola do município, o prefeito informa que: “temos como destaque em Indaial a produção de hortaliças com 100 hectares cultivados e arroz irrigado com 180 hectares cultivados”.
 Moser relata que o município de Indaial, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento possui diversos incentivos para o agricultor. Entre os atendimentos de destaque podem ser citados os serviços prestados pela patrulha mecanizada, que auxilia os produtores no preparo de solo para plantio e melhorias nos acessos e condições de trabalho. “Também destacamos os atendimentos de defesa animal, com médico veterinário e inseminação artificial bovina que realiza um melhoramento genético nos rebanhos leiteiro e de corte, bem como assistência técnica agrícola, emissão gratuita de nota fiscal de produtor rural, atendimento na unidade municipal do Incra, cursos realizados pelo Senar em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e convênio com Epagri e Cidasc, que prestam atendimento aos agricultores no município”.
O prefeito adianta que neste ano, para marcar o Dia do Colono, o município de Indaial realizará a sua 49ª Festa do Colono, nos dias 22 e 23 de julho, no Parque Municipal Ribeirão das Pedras Jorge Hardt. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e também do Conselho de Desenvolvimento Rural de Indaial (Condri), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Indaial e Grupo Agroviva. “A Festa é uma forma de valorizar o trabalho do agricultor, de confraternização e mostrar o que é produzido em Indaial”, observa ele.
Questionado sobre o evento, Moser observa que a expectativa é que se tenha um excelente evento, com atrações musicais, exposição agropecuária e de produtos e máquinas agrícolas, praça de alimentação, artesanato e produtos agroecológicos e da agroindústria familiar rural. Uma das novidades neste ano é a realização da palestra sobre Aposentadoria Rural, evento organizado com o objetivo de prestar informações aos agricultores. Também este ano está sendo organizado o Passeio Ciclístico Festa do Colono "Caminhos do Warnow" e a edição da Cavalgada entre Amigos. 
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Indaial comunica aos agricultores que tradicionalmente recebiam cartão de churrasco na Festa do Colono que devem fazer a atualização de cadastro e retirada do cartão. O prazo para retirada será até 14 de julho.

jmv sim
SOSDesaparecidos.fw.png
Anuncio-Vendas2-01-01.jpg
Logo_ JMV.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina