EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Homem morre carbonizado

14 Dezembro 2018 16:07:45

O acidente aconteceu durante um incêndio florestal em Benedito Novo

JMV

BENEDITO NOVO - Um homem morreu carbonizado durante um incêndio florestal que ocorreu na quarta-feira, dia 12, em um uma área de reflorestamento de eucaliptos na localidade de Alto Benedito, na cidade de Benedito Novo. O Corpo de Bombeiros de Benedito Novo foi acionado para atender a ocorrência, mas quando a corporação chegou ao local, à vítima, Ingo Wetzel, de 67 anos já encontrava-se em óbito e estava com o corpo carbonizado.

De acordo com a Polícia Militar (PM), que atendeu a ocorrência junto com o Corpo de Bombeiros ao chegarem no local, eles conversaram com o Oderley Wetzel, filho da vítima, a qual relatou que seu pai havia ido colocar fogo em torras em um reflorestamento de eucaliptos, por volta das 16h. Duas horas depois, Oderley foi até o local e encontrou seu pai carbonizado em meio às chamas e acionou os Bombeiros e a PM.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima poderia ter tentado apagar o fogo que estava tomando grandes proporções e o mesmo teria desmaiado por possível inalação de fumaça, e neste tempo as chamas o alcançaram.

As chamas foram combatidas pelos bombeiros para que não tomassem maiores proporções e não causassem ainda mais danos na região.

A PM acionou a Polícia Civil, porém a guarnição não pôde comparecer ao local, pois estava realizando um flagrante. O Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Instituto Médico Legal (IML) deslocaram-se até o acidente.

O corpo foi recolhido pelo IGP e passará por autopsia para que seja descoberta a real causa da morte.

Alerta do Corpo

de Bombeiros

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau (3º BCM), alerta toda a região do Médio Vale do Itajaí a respeito dos inúmeros casos de incêndios em vegetação que ocorreram nesta semana. De acordo com a previsão meteorológica do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) para essa semana, é de que as condições climáticas se mantenham com temperaturas altas em toda a região, com máximas chegando aos 40°C.

Só na quarta-feira, dia 12, foram registrados 23 incêndios na região. Na cidade de Gaspar, foram sete ocorrências, seguido de Blumenau com seis, Timbó, Benedito Novo e Brusque, três incêndios cada e um registro em Rio dos Cedros. Essas estatísticas compreendem ocorrências geradas pela Central de Operações do 3º BCM. Segundo a corporação alguns casos chegaram a ser controlados pela população, pois não havia viaturas disponíveis para atendimento, em razão da alta demanda.

O forte calor, aliado à grande incidência solar desta época do ano e à desidratação causada pela baixa umidade relativa do ar, são fatores que contribuem para o início e propagação de incêndios em vegetação, que podem ser intensificados pela ação do vento. "O momento requer prevenção e cautela da parte de todos, evitando todo e qualquer tipo de fonte ígnea próxima a áreas de vegetação, bem como se mostra conveniente a ampla divulgação a toda a comunidade quanto às práticas que não devem ser procedidas, por exemplo, utilização de fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo e fogueiras em local de vegetação", destaca o capitão do Corpo de Bombeiros de Blumenau, Filipe Daminelli.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Indaial, Evandro Vinotti, os autores de pequenos incêndios que ganharem grandes proporções, podem ser multados. "Estamos com problemas sérios de incêndios florestais na nossa região, e as pessoas que motivarem a queimada, serão responsabilizadas por órgãos ambientais" conclui Vinotti.

Muitas das ocorrências podem ser evitadas, se a população estiver tomando precauções. "São demandas que sobrecarregam desnecessariamente as equipes de trabalho, bem como prejudicam aquele que realmente necessita ser atendido e não pôde evitar o ocorrido", finaliza o capitão Daminelli.




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png