EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Operação Veraneio em Rio dos Cedros

Mais de 2.900 ações preventivas já foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar na região dos lagos

Amanda Bittencourt/ JMV
Foto: CBM/RDC

RIO DOS CEDROS - Com a finalidade de prevenir e dar maior segurança aos banhistas e realizar prevenção a acidentes, anualmente é desenvolvida a Operação Veraneio na região dos lagos em Rio dos Cedros, que nesta temporada, teve início na segunda quinzena de dezembro.

Segundo informações do comandante do Corpo de Bombeiros de Rio dos Cedros, sargento bombeiro militar Lindomar Ceregatti, que atua há 21 anos na corporação e há seis anos está em Rio dos Cedros, a operação foi planejada com antecedência, tendo em vista a previsão do aumento de fluxo de pessoas na região.

"Comparando ao período do ano anterior, sendo que durante estes dias o trabalho realizado foi de muita prevenção auxílio e informações voltada à segurança dos frequentadores, por ser um período de maior intensidade principalmente entre feriados de Natal e Ano Novo, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) trabalhou incansavelmente para proporcionar maior segurança a todos", avalia o comandante.

De acordo com Ceregatti, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina tem por objetivo realizar o maior número possível de prevenções com relação ao meio aquático nas localidades da barragem Palmeiras e Pinhal. "Essas ações preventivas são conceituadas e realizadas de maneira que o efetivo envolvido na operação informa, auxilia e monitora os perigos relacionados ao ambiente aquático, conversando com banhistas, veranistas, moradores da região e condutores de embarcações visando a todo momento conscientizar a população para haver o mínimo possível de acidentes".

 O comandante também ressalta que as equipes também realizam, quando necessário, o atendimento de ocorrências que venham a acontecer.

Estão envolvidos diretamente nesta operação cinco bombeiros militares os quais são os condutores das embarcações e sete guarda-vidas civis. "Durante cada dia, o efetivo disposto é de um bombeiro militar e dois guarda-vidas civis, sendo estes por meio de escalas de serviço. A parte logística é realizada pelos bombeiros de Rio dos Cedros, Timbó e Blumenau", destaca o comandante.



CBM/RDC/


Dados

Conforme dados disponibilizados pelo sargento, neste primeiro balanço da operação, foram realizadas 2.912 prevenções, número que já é superior se comparado a toda a temporada de veraneio 2018/2019, período em que aproximadamente 2.500 prevenções foram efetuadas.

Nenhum afogamento ocorreu neste período, mas sete atendimentos pré-hospitalares foram realizados. Além do registro de três embarcações a deriva.  

A operação segue até o dia 1º de março em Rio dos Cedros, com ações efetuadas pelas equipes nos fins de semana com continuidade às prevenções que vem sendo feitas rotineiramente.  



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png