EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Polícia Militar apresenta novidades no patrulhamento da Festa do Imigrante

Uso de drones irão reforçar as guarnições de rua trazendo mais segurança a toda os visitantes

Amanda Bittencourt/JMV
Foto: PMSC

TIMBÓ -A Festa do Imigrante será uns dos maiores eventos comemorativos aos 150 anos de Timbó. Em razão disso, a programação do evento será mais extensa, com dois fins de semana de festejos. Preocupada com a segurança não só dos munícipes mas também de pessoas vindas de diversas regiões para prestigiar a Festa, a Polícia Militar (PM) contará com uma novidade para reforçar o patrulhamento. Pela primeira vez serão utilizados drones equipados com câmeras para monitoramentos.

"Esse tipo de policiamento é uma novidade que começou no ano passado, com a implantação na Oktoberfest, de Blumenau, e deu muito certo. Os drones possibilitam uma maior amplitude e visualização do policial militar de vários locais", explica o comandante da 2ª Cia. de Polícia Militar de Timbó (GEIn), capitão Pablo David Henden.

Serão utilizados dois equipamentos, operados por dois policiais militares habilitados, os quais realizaram um curso de especialização recentemente para aprender a utilizá-los junto com a guarnição de radiopatrulha.

"Esse policial que trabalha operando o drone, trabalha em conjunto com as guarnições de rua, visualizando pessoas em atitude suspeita, veículos em atitude suspeita e até as próprias ocorrências que ele chega a ter conhecimento. O drone já se aproxima e o operador consegue verificar o que está acontecendo, verifica e informa às guarnições de rua, e com isso conseguimos prestar um melhor serviço", destaca o capitão Henden.

Com o equipamento, será possível monitorar inclusive todas as ruas adjacentes, que são utilizadas como estacionamento, mantendo todos os policiais informados e alertas para coibir qualquer tipo de delito na região.

Quanto aos horários que os equipamentos serão utilizados, o capitão informa que a ideia será focar nas patrulhas aéreas durante o dia, pois sua capacidade de captação de imagens é maior, sendo mais bem aproveitado."Mas usaremos também em momentos da noite para verificar a eficácia dele no período", completa Henden.

O capitão ainda comenta que além dessa novidade, haverá um reforço no policiamento. "Principalmente à noite, que é o período mais crítico, vai ter um reforço mais significativo de policiais".

Perguntamos quanto às expectativas para esses dias de Festa, especialmente agora com o uso dos drones, o capitão Henden diz que estão muito otimistas, principalmente por já acompanhar a Festa desde 2012 e todas as edições terem sido muito tranquilas. "Esperamos não ter nenhuma ocorrência de furto e roubo, mas sempre acontece alguma coisinha, infelizmente, mas os números são sempre favoráveis no final. A nossa expectativa é ter uma festa segura onde as pessoas se sintam felizes e protegidas", finaliza.


Direção e álcool

A PM orienta aos que forem participar das festividades não só da Festa do Imigrante, mas dos outros eventos que serão realizados no mês de outubro em nossa região, para eleger o "motorista da rodada" ou optar por utilizar outros métodos de locomoção, como táxis, aplicativos de transporte (Uber, 99) ou ônibus. Dessa forma, você estará cuidando não só da sua segurança, mas de outras pessoas que também pretendem festejar e voltar para casa com tranquilidade.

Henden comenta que haverá uma maior fiscalização por parte da PM a partir desta sexta-feira, quanto iniciam as festa de outubro. "O pessoal já vai perceber que terá barreiras policiais focadas na questão da embriaguez, tanto nas rodovias estaduais quanto na região urbana".

Então lembre-se: se beber não dirija!




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png