EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Segundo turno das eleições é neste domingo

26 Outubro 2018 15:02:48

Mais de 5 milhões de catarinenses vão às urnas para votar em governador e presidente

Bruna Laline ramos


TIMBÓ - A data do segundo turno das eleições de 2018 está chegando. Neste domingo, 28 de outubro, mais de 5 milhões de eleitores catarinenses deverão ir às urnas para decidir quem governará o estado e o país pelos próximos quatro anos. O horário de votação será das 8 às 17h, sendo que a ordem de votação deste domingo será primeiro para governador e, em seguida, para presidente.

Para governador, os candidatos são: Comandante Moisés (PSL), com a vice Daniela Reinehr (PSL) e Gelson Merísio (PSD), com o vice João Paulo Kleinübing (DEM). Para presidente, os nomes que estarão nas urnas são: Fernando Haddad (PT), com a vice Manuela D'Ávila e Jair Bolsonaro (PSL), com o vice Hamilton Mourão.

Somente na região de Timbó, são 120 mil eleitores, distribuídos em 112 locais de votação nas cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

De acordo com a juíza Eleitoral Fabíola Duncka Geiser, a 32ª Zona Eleitoral, que corresponde aos municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Timbó, contará com cerca de 600 mesários que atuarão nestas eleições e 130 urnas serão utilizadas pelos eleitores.

"Por questões de segurança, nesta semana todos os aparelhos passaram por processos preparatórios antes de serem utilizados nas votações. As urnas receberam o carregamento dos dados para o segundo turno, foram verificadas e lacradas em audiência pública. Esse é um dos procedimentos mais importantes de preparação para as eleições", afirma.

Ainda segundo a juíza, o tempo de votação dos eleitores para o segundo turno deve ser mais rápido, pelo fato de ter apenas dois cargos (governador e presidente). A apuração também deve ser finalizada mais rapidamente. 


Recomendações

Durante as eleições deste domingo, a orientação da Justiça Eleitoral é para que os eleitores façam manifestação silenciosa de voto, ou seja, podem vestir camiseta de candidato, usar adesivo e levar sua própria cola, mas evitar aglomerações, para que não seja configurado crime de boca de urna.

É importante que o eleitor digite o número de cada candidato com atenção e confira a foto antes de apertar a tecla "Confirma". Caso ocorra algum erro, o eleitor pode apertar a tecla "Corrige" antes de finalizar o processo e digitar o número novamente.

"Quem tiver alguma dificuldade, deve solicitar auxílio aos mesários, que estão capacitados para ajudar o eleitor. Caso ocorra algum problema, o mesmo deverá ser registrado em Ata, que em seguida será encaminhada ao Ministério Público para averiguação", explica a juíza.





jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png