EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Comandante Moisés é eleito governador

30 Outubro 2018 16:39:00

Com 2,6 milhões de votos, candidato do PSL é o mais votado na história de SC

Bruna Laline ramos
Foto: FOTO/REPRODUÇÃO/NSC

TIMBÓ - Com 71,09% dos votos válidos, Comandante Moisés, do PSL, foi eleito no domingo, dia 28, o governador com maior número de votos da história de Santa Catarina, contra 28,91% dos votos do candidato Gelson Merísio, do PSD. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Moisés conquistou 2.644.179 votos, Merísio 1.075.242, enquanto brancos e nulos somaram 494.098 e abstenções 855.040. 

Com votação histórica, Moisés superou o maior número de votos atingido por um candidato eleito ao governo de SC, que até então pertencia a Raimundo Colombo (PSD), quando conquistou 1,81 milhão de votos, em 2014.

Na última pesquisa feita pelo Ibope e divulgada dias antes da votação do primeiro turno, Comandante Moisés aparecia em quarto lugar, com 9% dos votos. Porém, obteve 29,72% dos votos no primeiro turno. Já na pesquisa realizada no dia 26, Moisés aparecia com 59% dos votos válidos, mas ultrapassou os 71%.

Em sua primeira entrevista como governador eleito do estado, realizada por volta das 20h de domingo, diretamente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Comandante Moisés disse que acredita "que o eleitor fez a escolha e entendeu que é o momento de mudar o Brasil e Santa Catarina", se referindo também ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Moisés agradeceu aos eleitores de Santa Catarina e disse que tem plena consciência da responsabilidade que recai sobre os ombros. Também comentou que sua campanha foi realizada sem uso de fundo eleitoral e partidário. "Foi uma campanha de maneira simples e que trouxe a renovação na esperança da política", disse.

O governador eleito afirmou, ainda, que a responsabilidade aumenta ao saber que o presidente da República eleito é de seu partido, bem como disse que a equipe de Moisés em Santa Catarina "saiu do anonimato de uma campanha que não tinha expressão e conhecimento estadual" e foi "contra muitas correntes de pesquisa eleitoral de que não chegaria no segundo turno".

Comandante Moisés também defendeu a mudança das leis da campanha eleitoral, citando que no primeiro turno teve apenas sete segundos de propaganda eleitoral gratuita na televisão e finalizou ao falar que vai governar por Santa Catarina inteira e que acredita que é possível fazer diferente e que tem esperança no futuro de Santa Catarina.

Conheça Moisés

O candidato eleito governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, nasceu em 17 de agosto de 1967, em Florianópolis. Atuou por mais de 30 anos no Corpo de Bombeiros Militar. Está na reserva desde 2016. Também foi coordenador regional da Defesa Civil. É formado em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Esta foi a primeira vez que disputou um cargo político.




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png