EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Treinamento de segurança

Em Timbó, hospital de campanha é montado durante o Exercício de Ajuda Humanitária

INDAIAL - Helicópteros sobrevoando a Ponte dos Arcos, barcos e botes navegando pelo rio Itajaí-Açú, grande movimentação de veículos do Exército. Parece uma situação de emergência real, mas foi apenas um simulado realizado pelo Exército brasileiro, junto com diversas agências e instituições de segurança.

O evento, intitulado Exercício de Ajuda Humanitária, aconteceu entre os dias 5 e 8 de agosto, simultaneamente nos municípios de Indaial e Taió, foi uma oportunidade da comunidade acompanhar de perto a atuação conjunta de profissionais em mais de 22 ocorrências simuladas de situações de emergências que acontecem em grandes catástrofes naturais. Essa foi a terceira edição realizada em Santa Catarina.

O município de Timbó também participou do exercício. Isso porque foi instalado um hospital de campanha em parceria com o Samu estadual e a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Camboriú. A estrutura foi montada junto à Corporação dos Bombeiros Militares e uma das vítimas, resgatada pelo helicóptero Arcanjo-03, do CBMSC durante o Vip Day, foi encaminhada à unidade hospitalar, simulando uma ocorrência real que pode ocorrer em situações emergenciais. Conforme informações do CBMSC, essa integração foi de extrema importância, pois em uma situação real um dos pontos mais sensíveis é o fluxo de atendimento de saúde.

Segundo o diretor do Hospital de Campanha, Fabiano do Prado Bueno, o hospital de campanha foi montado no tempo de 6h, e contou com uma estrutura de 11 leitos, sendo uma UTI, um cirúrgico, um obstétrico, um para queimados. Além disso, havia um grupo de profissionais capacitados para atender os feridos.

De acordo com a Defesa Civil de Indaial, com o treinamento, foi possível entender as necessidades e montar de forma rápida uma estrutura completa, com leitos de UTI, prevendo todas as situações possíveis, inclusive partos.

Participaram do simulado o Exército brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea brasileira, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBMSC), Secretaria de Defesa Civil do estado, Samu e Polícia Civil.




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png