EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Proposta da Reforma da Previdência é tema de palestra

Evento acontece em três horários no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timbó

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

TIMBÓ - Com o tema "Tirem as mãos da nossa Previdência" os sindicatos dos trabalhadores de Timbó estão promovendo um ciclo de palestras. Segundo informações do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Timbó e Região (Stimmmet), Alfeu Anastácio e o diretor administrativo, Marcelo Luiz Ferrari, falam sobre este evento que acontece no dia 17 de abril, em três períodos: às 9h; às 15h e às 19h, no auditório do Stimmmet. 

Segundo eles o ciclo de palestras envolve o Stimmmet, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Timbó e Região (Sisete), o Sindicato dos Trabalhadores do Têxtil e do Vestuário de Timbó (Sinteve) e o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Papel. "Nosso objetivo é envolver todos os sindicatos dos trabalhadores para tentar levar o conhecimento da Reforma da Previdência e mostrar onde atinge o nosso trabalhador", observa Anastácio ao destacar que o ciclo de palestra é aberto à comunidade.

A palestra será ministrada pelo advogado e especialista em direito previdenciário, Matusalém dos Santos que irá explanar sobre o assunto. "O Stimmmet é contra esta proposta apresentada pelo governo, pois a idéia da Reforma da Previdência era para que a mesma fosse igualitária para todos, e vimos que esta apresentada só castiga os mais pobres e quem pagará novamente a conta será o trabalhador. Independente dos valores individuais de cada um, do time que torcem, da religião que seguem, se tem ou não preferência pelo partido A ou B, da cidade que moram, todos os homens e mulheres desejam um dia poder viver com dignidade e conforto sem ter que trabalhar para garantir seu sustento", explica Ferrari.

Anastácio lembra que para aprovar a Reforma Trabalhista os que apoiavam a mesma falavam que seria gerado seis milhões de emprego. "Um ano e cinco meses depois da reforma o desemprego cresceu e atingi hoje 13 milhões de brasileiros. Então o desemprego só aumentou e o mesmo acontece com a Reforma da Previdência, se você prestar atenção estão com a mesma conversa que com a Reforma da Previdência irá aumentar os empregos e todos sabem que não é bem assim, sem avaliar os tipos de empregos que oferecem salários menores e isso já vem acontecendo desde a Reforma Trabalhista no ano passado", ressalta o presidente ao frisar a importância do trabalhador ter conhecimento sobre o que poderá lhe atingir.

Entre os pontos que serão debatidos no ciclo de palestras destaque para: idade mínima para pedir aposentadoria; tempo de contribuição; valor da aposentadoria; mulheres serão as mais prejudicadas; pensão por morte; desconstitucionalização; capitalização individual e como é atualmente a Previdência Pública e como será a Previdência Privada.

Convenção Coletiva

O presidente do Stimmmet e o diretor administrativo também informam sobre o início das negociações para a convenção coletiva da categoria que tem a data base no dia 1º de maio. Segundo Alfeu foi realizada a primeira assembléia com os trabalhadores no final de março, quando foi aprovado um rol de reivindicações. "Esse rol de reivindicações foi entregue nesta semana ao Sindicato Patronal para ser avaliado pelos seus integrantes", destaca ele.

Ferrari explica que o objetivo dos trabalhadores neste primeiro intuito é o de recuperar as perdas da inflação. "Hoje para fechar a nossa negociação faltam dois índices do INPC, que é o de março e o de abril. Os trabalhadores na questão do reajuste salarial pediram o índice do INPC que fecha em abril e mais 2% de ganho real".

Anastacio observa que é fundamental manter a Convenção Coletiva que oferece segurança jurídica para os dois lados, tanto para o trabalhador como também para o empresário. "Com a Reforma Trabalhista a presença do Sindicato ficou mais forte, por ter o trabalhador do seu lado e assim conseguirá fazer uma boa negociação".





jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png