EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Alma de campeão

Vilmar Melere em menos de quatros anos já participou de sua 100ª corrida

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: FOTOS/ARQUIVO PESSOAL

TIMBÓ - Em menos de quatro anos de treinamentos já chegou à 100ª corrida. Estamos falando de Vilmar Melere, filho de Lidovino e Ines Melere, nascido em 4 de abril de 1964, em Ibicaré, em Santa Catarina, sendo que desde 1979 reside em Timbó com a esposa Isabel e os filhos Ricardo e Rafael.  

Melere trabalhou de 1990 a 2000 com revenda de jóias pela região do Vale do Itajaí e Alto Vale e em 2000 optou entrar para o ramo de confecções onde segue até o momento. Mas não é da vida profissional e financeira de Vilmar Melere que vamos falar. Segundo seu filho Ricardo Melere, seu pai tem se destacado na área esportiva levando muito a sérios os treinos e competições.

De acordo com Ricardo, em 2015 seu pai Vilmar resolveu começar a praticar exercícios físicos junto ao professor Morastoni. "Era janeiro de 2015 que ele iniciava seus treinos. Depois de algum tempo treinando, em maio do mesmo ano ele participou da sua primeira corrida, em Blumenau. E então se apaixonou", relata o filho.

Para qualificar ainda mais o seu desempenho, em abril de 2016, Melere começou a treinar com o professor e atleta de Marcha Atlética, Brian Schmoegel, o qual o ajudou a evoluir e sempre ir em busca de melhores resultados.

Então, conta Ricardo, a partir desta primeira corrida, Melere começou a se dedicar aos treinos, e sempre buscava melhorar seus objetivos. "Já participou da tradicional São Silvestre, com seus 15 quilômetros pelas ruas de São Paulo, e também de várias Meias Maratonas e Maratonas, conquistando inclusive 1ºs lugares em sua categoria. E na data do dia 7 de abril de 2019, três dias após completar 55 anos, Melere, participa da Corrida das 10 milhas do Morro Azul, completando assim sua 100ª prova, com a presença de sua família e muitos amigos de corrida".

Suas conquistas

Das provas que participou Melere conquistou 12 - 5º lugares; 11 - 4° lugares; 13 - 3° lugares; 21 - 2° lugares e 25 - 1° lugar. Em suas conquistas, chama a atenção, 1º Lugar na Categoria, na Meia Maratona de Blumenau de 2018, 1º Lugar na Categoria na Meia Maratona do Bela Vista, de Gaspar, em 2018, 1º Lugar na Categoria na Maratona do Vinho de Bento Gonçalves, em 2019, e um 3º lugar na Maratona Internacional de Floripa, em 2018, conseguindo fazer o tempo de 2h58min44seg.

Em seu depoimento Brian Schmoegel conta como ele e Melere se conheceram e de como se tornaram técnico e aluno. "Conhecemos-nos na meia maratona de Balneário Camboriú, em uma manhã de domingo, ele iria correr 21 km e eu estava lá para ajudar um outro aluno como coelho, ajudando em seu ritmo. Ali já pude perceber algumas características únicas nele, que mais tarde seriam bem mais evidentes, de início já percebi que ele era aquele tipo de pessoa de bem com a vida, rindo, brincando e falando alto, com um bom humor muito contagiante".

Naquele dia, o treinador também conheceu um Vilmar Melere persistente em sua meta. Então no dia seguinte, começou a saga de treinador e atleta, que acabaria se tornando também uma saga de amigos. "No decorrer do tempo que estamos trabalhando juntos, Melere teve inúmeras vitórias, e viramos maratonistas, que é um dos maiores sonhos de todos os corredores, mas que exige dedicação total, pois não é fácil correr 42 quilômetros (km).

Para Brian Schmoegel, Vilmar Melere tem alma de campeão, pois ele tem por característica suportar toda a dor e as dificuldades com muita garra, ele dá o seu máximo em todas as provas, treinos e desafios que são propostos. "Ele sempre se doa 150 %".





jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png