EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Câncer de mama: vamos falar sobre isso?

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rodeio está com extensa programação alusiva ao Outubro Rosa

Amanda Bittencourt/ JMV
Foto: RFCC Rodeio

RODEIO - Com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a campanha Outubro Rosa se tornou um movimento internacional celebrado desde 1990, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Em 2019, a campanha do Inca, no Outubro Rosa tem como tema "Câncer de mama: juntos, sem medo". A ideia é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo da doença. Seja na busca deste diagnóstico, durante ou após o tratamento, a união entre as mulheres dando força umas às outras para enfrentar as dificuldades da doença faz a diferença.

De acordo com a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rodeio (RFCCR), Deonilda Girardi, a campanha também tem o intuito de incentivar o autoexame. "Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, pois com o toque, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, e em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura".

Deonilda destaca que neste mês, uma extensa programação foi preparada pela Rede como forma de mobilização municipal. As atividades tiveram início logo no dia 30 de setembro, com a decoração da Sede da RFCC, localizada na rua Giácomo Furlani, 500, Centro da cidade, com laços rosa, balões e cartazes. No dia 2 de outubro, um grupo de mulheres participou no jornal da Rádio Trentina, de Rodeio, para falar dos trabalhos em andamento.

Hoje, dia 8, haverá uma Celebração Eucarística na Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, Centro, às 19h. No dia seguinte, a Rede participará da Novena Nossa Senhora Aparecida, em Rodeio 32, também às 19h. Ainda no dia 9, acontece a comemoração alusiva aos 11 anos de fundação da RFCC no município.

 No dia 17, o grupo promoverá uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na cidade de Ascurra.

Para encerrar as atividades, no dia 19, será promovido um Café Beneficente, a ser realizado na Sociedade Antares.


Imagens



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png