EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Confirmado primeiro caso de Febre Amarela em humano no município de Pomerode

O homem de 45 anos, morador de Pomerode, está internado no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis

Foto: Márcia Engel
Paciente foi transferido para Florianópolis pelo Helicóptero Arcanjo

POMERODE - Na noite de quarta-feira, dia 19, foi confirmado o primeiro caso de Febre Amarela em humano. Os exames encaminhados no início da semana para o laboratório de referência comprovaram a presença do vírus no paciente.

O homem de 45 anos apresentava sintomas de diarreia desde segunda-feira, dia 17, quando procurou o pronto-socorro, no entanto, foi medicado e liberado. Retornou ao hospital na terça-feira, dia 18, apresentando sintomas como dores no corpo, cabeça e abdômen, oligúria (não conseguia urinar), falta de ar e sonolência. Ainda na terça-feira o paciente foi encaminhado para o Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, onde se encontra atualmente internado na UTI.

Ele é morador do Alto da Serra e não havia tomado a vacina. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Pomerode, não é possível afirmar se o homem contraiu a doença no próprio município ou na cidade vizinha, já que ia esporadicamente a Blumenau.

A orientação é a de que, a qualquer sintoma da doença, as pessoas procurem o hospital imediatamente. Além disso, a melhor forma de prevenção é a vacina, ela é gratuita e está disponível na rede pública de saúde.


Os sintomas são:

-início súbito de febre;

-calafrios;

-dor de cabeça intensa;

-dores nas costas e no corpo;

-náuseas e vômito;

-fraqueza e cansaço;

-dor abdominal;

-pele amarelada.


Primatas

Ainda de acordo com gerente da Vigilância Epidemiológica de Pomerode, Jaqueline Gustmann, mais um caso de vírus em primata foi confirmado, totalizando dois casos confirmados em 2020. No total, o município possui 53 locais notificados com 64 primatas mortos.


Transmissão

Além de enfrentar o vírus, muitos primatas estão sendo vítimas da ignorância. Ao contrário do que muitos pensam, eles não transmitem a doença, são vítimas dela. Os verdadeiros vilões dessa história são os mosquitos.



Fonte: Testo Notícias


jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png