EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Dia 'D' contra o sarampo

Unidades de Saúde estarão abertas das 8 às 17h para a realização da vacinação de jovens de 20 a 29 anos

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: Divulgação

TIMBÓ - Sábado, dia 30 de novembro, os jovens de 20 a 29 anos devem procurar uma unidade de Saúde para se vacinar. Na data, acontece o "Dia D" da 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação, voltada para a imunização de pessoas entre 20 e 29 anos. De acordo com a enfermeira e responsável da Vigilância Epidemiológica de Timbó, Michelle Tamara Zilse Stolfi, na data todas as unidades de Saúde do município estarão abertas das 8 às 17h.

A profissional observa que os adultos nesta faixa etária são os que mais tem contraído sarampo no estado, por isso a importância da vacinação. "Pessoas com idade entre 20 e 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. Quem não tomou, não lembra ou não tem mais a carteirinha de vacinação precisa procurar uma Unidade de Saúde", esclarece.

A enfermeira relata que nos dias 18 a 21 de novembro, foram conferidas 70 carteiras de vacina e vacinadas 28 pessoas de 20 a 29 anos. Já no estado, de acordo com o relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), entre os dias 18 e 22 de novembro, primeira semana da 2ª etapa da Campanha de Vacinação, 40,7 mil catarinenses comparecem às unidades de Saúde para tomar a dose contra a doença. Desse total, 14.252 precisaram se imunizar. Os demais estavam com a situação vacinal em dia. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, Santa Catarina teria que vacinar, nesta etapa, cerca de 420 mil pessoas no total.

A enfermeira ressalta que mesmo com o fim da Campanha de Vacinação, as doses vão continuar disponíveis nas unidades de Saúde para a imunização de pessoas de todas as faixas etárias, conforme recomendação do Ministério da Saúde.


Quem precisa se vacinar: 

- Bebês com idade entre seis e 11 meses: dose zero;

- Crianças com um ano: dose um;

- Crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida;

- Aqueles que não sabem se já estão imunizados, precisam atualizar  a situação vacinal de acordo com a faixa etária: - de 20 a 29 anos: duas doses - de 30 a 49 anos: uma dose 


Ação especial

A enfermeira e responsável da Vigilância Epidemiológica de Timbó, Michelle Tamara Zilse Stolfi, informa que no sábado algumas unidades de Saúde realizarão testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV. "O objetivo é lembrar a data de 1º de dezembro, que marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids", observa.

Na data, as unidades também estarão disponibilizando as vacinas contra febre amarela ou outras, conforme necessidade de atualização vacinal.

Michelle destaca que a ação culmina com o término do Novembro Azul, quando o foco das unidades de Saúde do município foi incentivar para que o público masculino procurasse os serviços de Saúde para se informar e atualizar a carteira de vacina.






jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png