EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Música é vida interior

12 Março 2019 16:53:46

Profissional de música leva alegria para pacientes, usuários e colaboradores do Hospital e Maternidade Oase

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: FOTOS/VIDAS


TIMBÓ - "Música é vida interior". Com essa frase o musicista timboense, Leonardo Andrei Marques descreve a sua participação no projeto EnCantar do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) que atua no Hospital e Maternidade Oase.

O jovem que é formado em Licenciatura em Música, com cursos na área de Análise Musical, Harmonia, Teoria Musical, Regência Coral Adulto, Regência Coral Infantil, Prática de Canto Coral Adulto, Canto Popular e Musicalização Infantil esteve no Hospital Oase durante o período da manhã, do dia 5 de março e com seu violão apresentou algumas músicas da MPB. "Músicas como: Praia Nua - Jorge Versilo; Gente Humilde - Garoto; Disfarça e Chora - Cartola; Brigas Nunca Mais - Tom Jobim; O Bêbado e o Equilibrista - Aldir Blanc; Oceano e Açaí - Djavan e Sampa - Caetano Veloso, entre outras conhecidas e mais antigas da MPB foram apresentadas. Na sua maioria as músicas foram sugeridas pelos pacientes e colaboradores do Hospital", destaca o musicista.

Na oportunidade o musicista se apresentou para os pacientes, acompanhantes e profissionais que encontravam-se no setor de Internação Clínica, aos usuários do Pronto Socorro e aos colaboradores do Hospital, junto ao refeitório. Muito aplaudido por aqueles que estavam nos ambientes, o profissional afirmou sentir-se realizado ao poder participar de ações como esta: "que fazem os outros um pouco mais feliz".

Marques ao ser questionado sobre o que sentiu ao participar desta ação disse: "Na oportunidade de tocar para outros a vida interior do músico, que é o próprio amor pela música, é revigorada. É gratificante e de grande apreço a oportunidade de levar música à pessoas em situação frágil. Também é uma felicidade levar a arte para as pessoas que fazem de sua vida o cuidar de outras vidas. É uma experiência pela qual sou grato".

O projeto EnCantar foi introduzido no ambiente hospitalar quando da realização da segunda Semana da Saúde - HumanizaVidas, em 2017 e conta com a parceria da Escola de Música In Concert, de Indaial, através de seu diretor, Rafael Tobia. Neste ano, em razão da Escola estar com muitas atividades, inclusive com outros projetos sociais, apresentações musicais no Hospital Oase irão acontecer uma vez por mês.

Para a gestora do Hospital Oase, Elisângela Scheidt Roncalio, as apresentações musicais resultam em uma contagiante energia positiva e significativa melhora na auto-estima dos pacientes. "Existem estudos que comprovam que a música é uma arte usada como forma de estímulo ao indivíduo, proporcionando alegria e bem-estar ao mesmo, sendo uma ferramenta benéfica para os pacientes e para a comunidade hospitalar onde há a utilização desse recurso".

Ainda sobre o projeto EnCantar, a gestora ressalta que está aberta a novas parcerias, caso pessoas que tocam algum tipo de instrumento, escolas, entidades sociais que tenham a música como ferramenta social, sintam-se convidados a vir conversar com a administração do Hospital e assim também fazer parte deste projeto que qualifica ainda mais o ambiente hospitalar, fazendo bem tanto para o paciente como aos funcionários que ali atuam. "A música funciona como um grande mediador no processo de socialização. Ela pode trazer à tona emoções e evocar comportamentos, além de auxiliar a interação entre as pessoas".


Escola In Concert

O diretor da Escola de Música In Concert, Rafael Tobia explica que gostaria com certeza estar mais presente no projeto EnCantar mas em razão das inúmeras ações que a escola desenvolve fica difícil.

Tobia relata que a Inconser também realiza o projeto Mais Música Indaial, que teve início em 2018 através de uma parceria entre a In Concert Educação Musical, Rozini Instrumentos Musicais e Rotary Club de Indaial. "O objetivo é levar aulas gratuitas de violão e viola caipira à crianças e jovens de baixa renda a fim de prepará-los como base da Orquestra Catarinense de Violas. Desde a sua implantação o projeto atendeu mais de 30 alunos e atualmente funciona em salas da In Concert".

O profissional observa ainda que como a In Concert hoje está inserida também no Shopping Park Europeu a mesma está com outro projeto em andamento. "Estamos sendo parceiros da Sorrir Para Down, que é uma Associação fundada em 2003 e que tem por objetivo lutar pelos direitos e a inclusão social das pessoas com Síndrome de Down, buscando a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania. Atualmente a Associação acompanha mais de 150 famílias de Blumenau e região, com atendimento de fonoaudiologia, pedagogia, psicologia e projetos que procuram estimular a comunicação, o desenvolvimento pessoal e a inserção no mercado de trabalho", relata Tobia ao informar que na Sorrir para Down a In Concert está iniciando aulas de musicalização e Canto Coral de forma gratuita na unidade junto ao Shopping Park Europeu.





jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png