EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

'Quando você doa sangue, a esperança cresce'

Dia do Doador Voluntário de Sangue quer destacar a importância do ato que salva vidas

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: Divulgação

TIMBÓ - Na data de 25 de novembro comemora-se anualmente o Dia do Doador Voluntário de Sangue no Brasil. A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

Segundo a biomédica Christiele Wulf, que atua junto à Agência Transfusional do Hospital e Maternidade Oase, doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. "Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue".

A profissional observa que o Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de novembro - data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue - como a data oficial do doador de sangue no Brasil. "Os doadores também podem celebrar o digno ato de doar sangue no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue".

Em Timbó, de acordo com a biomédica, atualmente o Hospital e Maternidade Oase conta com uma Agência Transfusional dentro da entidade de Saúde que é responsável pela gestão do estoque e pelos procedimentos pré-transfusionais de quem necessita de transfusão. "Mas você deve estar se perguntando o que faz uma Agência Transfusional?".

Christiele responde que: segundo a legislação do Ministério de Saúde, toda instituição de assistência à Saúde que realize intervenções cirúrgicas de grande porte, atendimentos de urgência e emergência ou que efetuem mais de 60 transfusões por mês devem contar com, pelo menos, uma Agência Transfusional.


O que faz uma Agência? 

Segundo a Biomédica, a Agência Transfusional dentro de um hospital faz o processo de armazenamento de sangue e seus derivados obtidos através da doação sanguínea, são eles: Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas, Crioprecipitado e Plasma Fresco Congelado, assim, mantendo um estoque de bolsas fornecidas adequado para suprir a necessidade de quem necessita no ambiente hospitalar e os exames pré-transfusionais, como por exemplo, testes de compatibilidade dos pacientes que necessitam receber transfusão. "Todo sangue doado é separado em diferentes componentes como citado acima, podendo beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Esses hemocomponentes são coletados apenas nos Hemocentros, o mais perto da nossa cidade é o Hemocentro Regional de Blumenau e distribuídos para os hospitais e clínicas para atender às solicitações médicas de paciente que necessitam repor esses componentes".

Christiele explica que a Agência Transfusional tem por função a realização dos exames pré-transfusionais dos pacientes que necessitam receber transfusão, como também, o transporte destes hemocomponentes para as transfusões nos setores dentro do complexo hospitalar.

A profissional relata ainda, nos últimos seis meses de 2019 registrou-se uma média mensal de 157 unidades de hemocomponentes solicitados pelo Hospital, dentre estas, 120 unidades, em média, transfundidas nos pacientes que necessitaram de transfusão sanguínea após avaliação médica. "Esses pacientes geralmente são vítimas de acidentes de trânsito, portadores de doenças como câncer, insuficiência renal e anemias ou que passaram por procedimentos cirúrgicos como transplantes, cirurgias ortopédicas e cirurgias cardíacas".

A biomédica afirma ainda que em uma única doação, o doador pode salvar várias vidas. "Doar sangue transforma para sempre a vida de quem precisa, se informe e se conscientize para ser solidário com o próximo. Doe Sangue".


Timbó não faz coleta? 

A profissional afirma ainda que não é realizado coleta de sangue dentro do Hospital e Maternidade Oase. "Toda coleta de sangue é realizada nos hemocentros. O Hemosc é o órgão responsável pelo fornecimento de sangue e seus componentes a toda população do estado de Santa Catarina".

O interessado em ser um doador de sangue devem procurar o hemocentro mais próximo naregião. O mesmo está localizado em Blumenau trata-se do Hemocentro Regional de Blumenau, que está localizado na rua Theodoro Holtrup, 40, no bairro Vila Nova. O Hemocentro possui estacionamento próprio nos fundos, com acesso pela rua Joinville. Mais informações através do telefone (47) 3222-9800.

Lembrando que o Hemosc atende de segunda a sexta-feira das 7h15min às 18h30min. "Doador vem ser um herói anônimo de quem precisa. Doe sangue. Doe vida. Contamos com você! Lembre-se: ao fazer sua doação registre o momento e publique nas redes sociais com a nossa hashtag #juntossalvamosvidas".





jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png