EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Rede Feminina e as ações no mês Rosa

Durante 30 dias muitas atividades foram desenvolvidas com foco na prevenção ao câncer de mama

TIMBÓ - "O mês de outubro foi intenso para as integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó". A frase é da presidente da entidade, Nivéria Roedel.

Segundo ela, o Outubro Rosa é um movimento de âmbito mundial, cujo foco principal é a conscientização da prevenção ao câncer de mama. "A Rede Feminina, como todos os anos, integra este movimento promovendo diversas ações para conscientizar a mulher sobre a necessidade da prevenção. Importante salientar que a mulher precisa se empoderar de informações pertinentes à saúde para melhor se cuidar. E neste mês de outubro, voluntárias da Rede foram ao encontro da mulher nas empresas, na rua, no comércio, enfim, para prestar informações de prevenção".


Setor do Útero

Nivéria explica que a Rede Feminina é dividida em setores e cada setor tem suas funções específicas, tanto durante o ano, como em especial no mês de outubro. Neste mês o Setor do Útero realizou 321 exames preventivos (Papanicolau) e 190 exames clínicos de Mama. "Esses exames são realizados por enfermeira habilitada", observa ela.

A presidente informa ainda que as voluntárias deste setor realizaram visitas a empresas para agendamento de exames e panfletagem. As empresas visitadas foram: Rudolph Usinados; HB Têxtil; Móveis Butzke; Malharia Diana e Empresa Mueller, nesta foi antecipada a coleta para exames em setembro, por conta da demanda. "Para atender as mulheres das empresas HB Têxtil e Malharia Diana foi concedido um horário especial aos sábados de manhã".


Setor da Mama

Outro setor de destaque dentro da Rede Feminina é o Setor da Mama. "Este Setor atende 62 mulheres mastectomizadas, e no mês de outubro prestou diversos atendimentos".

Entre as ações do Setor da Mama em outubro está a promoção de um Café Saudável com palestras ministradas por profissionais da área da Nutrição; apoio e repasse de informações para a reportagem realizada pela Associação Norte Catarinense da IASD sobre o trabalho da Rede com as mulheres mastectomizadas. "Na reportagem tem um depoimento de uma representante das mastectomizadas e da massoterapeuta Rosilete".

As voluntárias deste setor também integram as palestras promovidas pelo setor educativo, oportunidade em que são incluídos depoimentos de mulheres mastectomizadas. Também teve a participação das mulheres mastectomizadas na Caminhada Rosa e no Culto Rosa.

Durante o mês de outubro o Setor da Mama realizou: 186 atendimentos de drenagem linfática manual; 194 atendimentos de drenagem linfática mecânica; 123 atendimentos de acolhimento multidisciplinar; seis atendimentos de meditação guiada; 41 atendimentos para aplicação de radiestesia; dois atendimentos para a entrega de próteses mamárias; dois atendimentos de orientação nutricional e três visitas a pacientes com câncer.


Setor Educativo

O setor Educativo que integra a Rede Feminina é responsável pela realização de palestras que no mês de outubro tiveram como tema o HPV, a prevenção e doenças sexualmente transmissíveis e a prevenção do câncer de mama. "Neste ano, em especial no mês de outubro, as voluntárias deste setor realizaram 12 palestras que registraram um total de 280 participantes".


Outras ações

A presidente da Rede Feminina informa que além das ações desenvolvidas pelas voluntárias dos setores, a entidade também realizou outras ações que vão desde o pedágio com panfletagem em cinco pontos da cidade; Culto Rosa na Igreja da Ressurreição; entraram em quadra com o time de futebol da Associação Metisa, que apoiaram o movimento; concederam entrevista às rádios locais e dos municípios vizinhos; inovaram no Bazar Rosa com a promoção de 50% na compra de cinco peças de roupas, durante o mês. "Também tivemos um dia para as voluntárias da Rede com a realização do Outubro Rosa da voluntária, que contou com palestra sobre radiestesia".

As voluntárias da Rede Feminina capitaneadas pela presidente Nivéria afirmam que: "Nossa luta continua em todos os dias do ano. Mulher que se ama se cuida!".


Imagens



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png