EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE

Vacinação contra a gripe

Municípios realizam a Campanha em pontos diferenciados para atender idosos e evitar a aglomeração de pessoas

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: Divulgação

TIMBÓ - "Anualmente, a gripe afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Seus impactos vão desde a diminuição na qualidade de vida dos cidadãos até o desenvolvimento de doenças mais severas. A vacinação contra a gripe é a melhor forma de prevenção, pois contribui também para a redução dos seus impactos nos âmbitos econômico e social". Com essas palavras o médico infectologista de Timbó, Indaial e Blumenau, José Amaral fala sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe que teve início no dia 23 de março.

Mas este ano a campanha está sendo aplicada de uma forma diferenciada. Segundo nota da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Timbó, através da enfermeira Sabrina Grassi, diante da atual situação do Covid-19 foram adotadas nova estratégias para vacinar o grupo da terceira idade, que é o mais atingido pelo Coronavírus atualmente.

Sabrina explica que até o dia 16 de abril, serão vacinados apenas os idosos e profissionais da Saúde. O local de vacinação desses dois grupos, visando garantir sua segurança e proteção, está assim definido: bairro Araponguinhas - Escola Nestor Margarida, localizada na rua Tupiniquim, n° 35; bairro Capitais - UPE Jasmim, localizada na rua Luiz Adam, n°181; bairro dos Estados - NEI Pinguinho de Gente, rua Helmuth Nau, nº 77; bairro Imigrantes - NEI Cinderela, localizado na rua Bruno Klug, n° 17; bairro das Nações - Associação do Moradores, localizada na rua Inglaterra; bairro Padre Martinho Stein - Escola Padre Martinho Stein, localizado na rua Rodolfo Piske, n° 310; bairro Pomeranos - Escola Erwin Prade, na rua Frederico Schumann, n° 209; bairro Quintino - UPE Amor Perfeito, localizado na rua Itapema, nº 497; bairro Vila Germer - Escola Maurício Germer, localizada rua Saudades, nº 555; bairro Tiroleses - Escola Tiroleses, localizado na rua Marília, nº 61 e na Policlínica, localizada na rua Aracaju.

A aplicação das vacinas contra a gripe, nesses locais, é das 9 às 12h e das 14h30min às 16h30min. A Policlínica também estará com sua sala de vacina aberta, atendendo das 17 às 22h.


Falta de vacinas

Em razão da campanha de vacinação ter sido adiantada neste ano, todos os municípios do Brasil receberam menos doses da vacina nesta primeira fase, e já começou a faltar em várias cidades da região. As vacinas são encaminhadas aos municípios pelo Ministério da Saúde, através do Governo do Estado. Timbó recebeu 1.930 doses.

Após o primeiro dia, a Secretaria de Saúde informa que os bairros Capitais, Vila Germer, Padre Martinho e Nações estão sem doses da vacina contra a gripe. A previsão é que na sexta-feira novas doses da vacina cheguem na cidade.

Ainda de acordo com Sabrina, o município não pode comprar ou escolher quantas doses de vacina vai receber, isso quem define é o Governo Federal. "As doses encaminhadas para os municípios vão chegando aos poucos e assim que estiverem com a gente faremos a divulgação".

Unidade de Saúde

As unidades de Saúde irão manter as vacinas de rotina. Desde ontem, dia 23, das 7h30min às 9h e das 13h às 14h30min, estão sendo atendidas as pessoas com sintomas de gripe (ou outras doenças).

Dia "D"

Na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe deste ano pela primeira vez farão parte do público-alvo adultos de 55 a 59 anos de idade. O Dia "D" de Vacinação está marcado para a data de 9 de maio. A meta neste ano é imunizar 90% da população. Neste montante, o número mínimo de idosos que a Secretaria de Saúde pretende imunizar na cidade é de 4.335.

Rio dos Cedros

No município de Rio dos Cedros a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe teve início ontem, dia 23 de março e segue até o dia 22 de maio. Segundo informações o atendimento aos pacientes assintomáticos está sendo realizado pelas laterais das unidades de Saúde.

Na Comunidade de Rio Rosina a vacinação está sendo feita junto à antiga Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito João Floriani, por questões de logísticas.

Nas localidades de Rio Herta, Rio Esperança, Cedro Alto, Glória e Caravagio, a vacinação está sendo feita todos os dias na Unidade de Saúde de São José. A Secretaria de Saúde informa ainda que está sendo realizada a vacinação em todas as unidades de Saúde no período em que a campanha acontece.

Benedito Novo

No município de Benedito Novo também teve início dia 23, a Campanha Nacional de Vacinação para os profissionais da área de Saúde pública (atenção primária e hospitalar); policiais militares, policiais civis e corpo de bombeiros e para pessoas de 60 anos ou mais. Os pontos de vacinação são: bairro Alto Benedito Novo - Escola Estadual Leopoldo Koprowski; Santa Maria - Colégio Tercílio Longo; Centro - Centro de Eventos (Sala de Esportes) ao lado da Unidade de Saúde Doutor Ernani; Barra São João - lado de fora da Unidade de Saúde.


Rodeio

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe na cidade de Rodeio está sendo realizada nas escolas Santo Antônio e Senador Francisco Benjamin Gallotti. Para evitar a aglomeração, como forma de combate ao Coronavírus, são convocados a comparecer, exclusivamente, idosos com idade superior a 60 anos e trabalhadores da Saúde, que se estendem para profissionais que trabalham em farmácias, hospitais e laboratórios. Familiares que possuem usuários acamados enquadrados nos grupos prioritários devem entrar em contato com a unidade de referência para que a equipe de cada local organize a vacinação domiciliar.


Indaial realiza vacina domiciliar

Ontem, dia 23 de março, Indaial iniciou a Campanha de Vacinação contra a Influenza que tem como público-alvo inicial os idosos com mais de 60 anos e os trabalhadores da Saúde.

A vacinação dos idosos está sendo realizada em domicílio, até dia 15 de abril, todos os dias da semana, das 8 às 19h. Cerca de 50 vacinadores estão em todos os bairros. A Secretaria de Saúde solicita que seja colocado um pano branco no portão, janela ou sacada como identificação as residências onde há idosos acima de 60 anos. Nesses locais, um carro oficial da Prefeitura irá parar e buzinar. Os usuários com essa faixa etária devem se dirigir até o veículo com a carteirinha de vacina, cartão SUS e documento oficial em suas mãos. Caso o idoso tenha algum problema de locomoção, a orientação é de que o familiar informe quando for buzinado.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png