EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Timbó tem caso de influenza A confirmado

Paciente encontra-se na UTI do Hospital e Maternidade Oase que também está atendendo outros casos com suspeita de gripe A

CLARICE GRAUPE DARONCO
Foto: Ilustração

TIMBÓ - A direção do Hospital e Maternidade Oase informou na tarde de ontem, dia 3 de junho, que está tratando de paciente com quadro confirmado de influenza A. Paciente encontra-se em tratamento junto à UTI do Hospital. A direção destaca ainda que está com outros casos suspeitos de gripe A em atendimento.  

Em razão dessa situação e pelo aumento considerável no número de atendimentos a direção do Hospital solicita que as pessoas só procuram o Pronto-Socorro do Hospital em caso de urgência ou emergência. Solicita ainda para que a comunidade local e regional evite a realização de visitas à pacientes internados, para evitar transitar nos corredores do Hospital.

Os profissionais que atuam na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) juntamente com o médico infectologista de Timbó, doutor José Amaral Elias, estão trabalhando na implantação de medidas de segurança para os colaboradores e pacientes. Os profissionais que atuam diretamente na área de risco já estão utilizando máscaras e está sendo disponibilizado álcool gel nos setores e material informativo com orientações de segurança. A direção solicita que todos estejam atentos à Etiqueta da Tosse para seguir essas orientações que são importantes para a prevenção da gripe A. A visita estendida está suspensa no momento.


Prevenção

O vírus da gripe (influenza) pode ser prevenido com vacinas. O Ministério da Saúde disponibilizou desde ontem, dia 3 de junho, a vacina para toda a população. O médico infectologista, José Amaral Elias, reforça que apesar da influenza intensificar-se no período de maio a agosto (Inverno), ela circula em todos os meses do ano. A imunização, portanto, é a melhor forma de evitar complicações. Segundo Elias, outras atitudes também devem ser adotadas: lavar as mãos com frequência, evitar ambientes fechados com aglomeração de pessoas, manter superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos limpas com álcool e não compartilhar itens de uso pessoal, como copos e talheres.


Diagnóstico e tratamento

O médico explica que a gripe A causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus influenza: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse. A diferença estaria no risco de complicações. Quando os sintomas aparecem, o ideal é procurar o médico. Em determinados casos de gripe A, pode haver dificuldade para respirar ou falta de ar - um sintoma que também surge em indivíduos acometidos com outros tipos de gripe, aliás. O importante é desconfiar do vírus influenza em geral e iniciar o tratamento nas primeiras 48 horas. Os remédios antivirais combatem qualquer um dos subtipos.






jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png