MENU

icone_assinatura.png

ASSINE

icone_anuncio.png

ANUNCIE

Ações focadas no homem do campo

05 Dezembro 2017 13:38:00

Com foco em auxiliar e informar a Epagri de Timbó, através da extensionista, Kátia Zimath de Mello, tem se empenhado em fortalecer o setor agrícola.

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: FOTO/EPAGRI


TIMBÓ - Com foco em auxiliar e informar a Epagri de Timbó, através da extensionista, Kátia Zimath de Mello, tem se empenhado em fortalecer o setor agrícola. Em entrevista a profissional afirma que todos os integrantes da Epagri de Timbó trabalham junto às famílias rurais inseridas no município de Timbó. "Este ano tivemos um enfoque maior no resgate de raízes e tubérculos cultivados e outros produtos de subsistência. Foi feito um seminário abordando este tema, com exposição de raízes (taía, mangarito, batata doce, aipim, cará, inhame, entre outras)", explica ela ao informar que também foram realizadas oficinas, cursos, palestras de produção e transformação de alimentos, troca de informações, experiências das participantes e integração grupal.

Kátia adianta que em 2018 será dada continuidade ao trabalho resgatando material e conhecimento das famílias que vão se perdendo entre as gerações. "Sempre ficamos gratificados com a participação, a presença e a colaboração destas famílias que ainda fazem parte da pequena área agrícola do nosso município, mas que aprenderam a se valorizar e dar a sua contribuição", destaca a profissional ao comentar que estão sendo realizados encontros de encerramento nas comunidades de Pomeranos/ São Roque, Mulde Alta, Mulde Central, Cedro Margem Esquerda e no Grupo de Tiroleses. "Essa constante integração das famílias auxilia na sua valorização pessoal, na cidadania, motivando e sensibilizando para melhoria do convívio familiar e comunitário".

Kátia informa ainda que os profissionais da Epagri também estiveram envolvidos no atendimento aos produtores rurais do município de Timbó, bem como inúmeros outros interessados no plantio e busca de informações, que aparece como uma alternativa de renda para pessoas de origem urbana, e de subsistência para a família na obtenção produtos saudáveis. "Também foram atendidas as associações (Assagro e Proorg), que participam da Feira Livre do município e cooperativas de Leite e Peixe, fornecedores de produtos para a merenda escolar junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. "A Epagri também está presente com a colaboração direta da Pesquisa Agropecuária, que apoia e orienta os técnicos e produtores dos municípios. Além da obtenção de recursos do SC Rural para a realização de eventos no município e conclusão da nova Unidade da Cooperativa de peixe".

Agricultura familiar

De acordo com a extensionista, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, foi realizado treinamento com 140 profissionais (merendeiras e auxiliares), orientando e fazendo na prática o preparo de alimentos adquiridos da agricultura familiar para a merenda escolar. "Tivemos no mês de julho uma semana voltada à Agricultura Familiar através de seminários e palestras de Raízes, piscicultura, horticultura e políticas públicas referentes ao Dia do Colono festejado naquele mês. Foram dias alternados com a participação dos agricultores do nosso município e também de municípios vizinhos".

A profissional relata ainda que atendendo a uma demanda dos feirantes e demais produtores que comercializam produtos, foi realizado um curso de Boas Práticas, orientando a forma correta de limpeza, higiene, embalagens, transporte, acondicionamento e venda de produtos. Este curso foi ministrado por um profissional da Epagri, engenheiro de alimentos, que deu as orientações e informações sobre todo o processo.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png