“Além das ondas sonoras”

30 Junho 2017 15:32:29

Com programação total via internet, nova rádio de Timbó propõe conceito pioneiro

Clarice Graupe Daronco / JMV
TIMBO--Além-das-ondas-sonoras---usar-essa.jpg
Foto: FOTO/CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

 

TIMBÓ - A internet trouxe possibilidades infinitas para diversas áreas, e a comunicação não passou longe delas. Nessa nova onda das tecnologias digitais, surgiram as rádios online ou web rádios, uma forma diferente de transmitir e ouvir notícias, entretenimento e boa música que tirou este clássico meio de comunicação do aparelho convencional e o inseriu dentro dos computadores. E para uma web rádio não há limites. Hoje em dia não importa onde você esteja, seja no Japão, no Brasil ou na Nova Zelândia, qualquer um em qualquer lugar pode ter acesso aos mesmos programas destas emissoras ao vivo. É só ter uma conexão à internet e tudo acontece. Mas, afinal, o que é uma web rádio? Segundo os profissionais de mídias digitais, trata-se de uma rádio transmitida em tempo real por meio de streaming via Internet. Este streaming tem o sinal transmitido a partir de um servidor, que emite programas ao vivo ou gravados para qualquer parte do mundo através da rede mundial de computadores. De uns anos para cá, essa tem sido a estratégia de muitas rádios tradicionais para sobreviverem aos avanços tecnológicos.
Mas você, leitor, deve estar se perguntando o por quê de todas estas informações. Pois bem. é neste novo universo que os timboenses (e o mundo todo, por que não?) terão uma nova alternativa de rádio. É o projeto inovador encabeçado pelo competente jornalista Carlos Henrique Roncálio, que está colocando a experiência de quase 50 anos de jornalismo e rádio na inovadora Página 2, que entra no ar no próximo dia 11 de julho. 


Desafio 

Em entrevista ao JMV, Roncálio conta que tudo é novidade, um desafio prazeroso que ele e a equipe de profissionais da emissora está enfrentando para levar à comunidade de Timbó e região a novíssima Página 2. “Se perguntarem como tudo começou, posso dizer que as coisas acontecem sem ser premeditado, por isso que está sendo tudo uma novidade, um grande desafio. Posso lhes contar que, duas semanas após deixar a Rádio Cultura, meu genro (agora, também, meu sócio), Cristiano Ritzke, apareceu com uma ideia sobre a criação de um canal no Youtube. Fiquei pensando mais a fundo e disse: “e porque não uma web rádio?”Foi ali, naquele momento, que nasceu o "projeto Página 2". Não tinha planejado nada, muito menos sair da Rádio Cultura, mas as razões surgem do nada e, na tarde do dia 2 de fevereiro, escrevi a carta de demissão sem ter pensando nisso antes. Foi um rompante, aliás, uma decisão importante, séria e não me arrependo. Pelo contrário”, conta ele. 
Ainda de acordo com Roncálio, a ideia de criação de uma web rádio foi amadurecendo e tomando forma com passos que, se antes pareciam nebulosos, hoje são cada vez mais rumo a realidade. “Fizemos os contatos necessários para identificar o rumo a ser seguido, a legalidade, consultamos o ECAD e constatamos que tudo poderia se materializar. Ainda com poucas pessoas, fomos difundindo o que queríamos e estabelecendo o cronograma de trabalho. Definimos a linha a ser seguida, escolhemos um padrão que considero diferenciado para o rádio atual. Chamamos para junto da equipe vários talentos promissores que sonham extravasar a sua arte e ainda não tinham espaço no rádio. E deu certo, muito certo. Hoje são mais de 30 colaboradores que farão um, dois ou mais programas, diários ou semanais. O time é bem legal e todos nós estamos animadíssimos". 

jmv sim
SOSDesaparecidos.fw.png
Anuncio-Vendas2-01-01.jpg
Logo_ JMV.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina