Inadimplência menor nos municípios do Médio Vale

04 Agosto 2017 14:03:35

Timbó e Indaial registram queda na inadimplência no mês de junho.

Clarice Graupe Daronco / JMV

 

TIMBÓ/INDAIAL – Timbó e Indaial registram queda na inadimplência no mês de junho. A informação foi repassada pelos integrantes do Projeto de Extensão Cidadania Financeira no Vale do Itajaí, composto pelo professor da Furb e Economista, Bruno Thiago Tomio e pela Bolsista do projeto e acadêmica de Ciências Econômicas da Furb, Maria Carolina Damm.
Segundo o economista da Furb, no mês de junho, comparando-se com os dados de inadimplência do mês de maio, houve queda na inadimplência nos municípios de Indaial (-1,14%), Timbó (-1,08%) e Gaspar (-0,35%).  
De acordo com os dados, Timbó apresentou uma queda da inadimplência em junho, com relação ao mês de maio, sendo esta a quarta queda do ano. O economista observa que: “como algumas empresas estão fazendo o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, haverá um alívio nos orçamentos nos próximos meses, o que tende a gerar um menor valor para o índice de inadimplência do município”.
Já em relação a quantidade de registros no SPC e Serasa, em junho, a pesquisa mostra que houve uma queda de 23,58% em relação ao mês de maio. A pesquisa mostra ainda a variação mensal da quantidade de cancelamentos. Em relação ao mês de maio, junho apresentou um aumento de 24,24% nos cancelamentos de registros, sendo este o terceiro aumento do ano. “Os indicadores de cancelamento de maio tiveram variações positivas e negativas neste mês. Em relação a junho, destaca-se o valor total recuperado pelo comércio, que diminuiu em 15,22% em relação ao mês anterior e aumentou em 3,33% em relação a junho de 2016”, observa a bolsista. 
O presidente da CDL de Timbó, Tarcísio Zermiani afirma que: “em resumo, o mês de junho foi positivo para o comércio de Timbó, pois houve queda no índice de inadimplência. Além disso, ocorreu queda no número de registros e aumento nos cancelamentos, demonstrando que o comércio se recuperou após o aumento da inadimplência do mês de maio. No mês, o índice de inadimplência diminuiu 1,08% em Timbó”.
Em Indaial os números também são positivos. A pesquisa aponta uma queda de 1,14% em junho, em relação ao mês de maio, além disso o levantamento apontou que é a quarta queda do ano na inadimplência. Para a CDL Indaial o reflexo desta queda da inadimplência foi a liberação das contas inativas do FGTS e também a utilização da parte do décimo terceiro que algumas empresas pagaram aos seus funcionários. A entidade reforça que os consumidores foram conscientes na utilização destes recursos para o pagamento de dívidas.

jmv sim
SOSDesaparecidos.fw.png
Anuncio-Vendas2-01-01.jpg
Logo_ JMV.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina