EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Conhecendo as aves

09 Outubro 2018 15:06:33

Turistimbó realiza evento com a participação de Cristiano Voitina - Aves Catarinenses e Maicon Mohr, do Coave

Clarice Graupe Daronco/JMV
Foto: FOTO//#TURISTIMBO

TIMBÓ - Os amantes da fauna e da flora estiveram reunidos em Timbó no dia 6 de outubro. Um grupo de pessoas de várias cidades do Vale estiveram na Pousada Eco Locanda, no bairro Tiroleses, para participar do evento organizado pela Associação Turistimbó, através de Salomar e Debora Osti. Na oportunidade aconteceu o "Workshop de Observação de Aves" com a presença de Cristiano Voitina (Aves Catarinenses) e a apresentação das aves-símbolo de vários municípios da região, escolhidas através de um trabalho feito pelos integrantes do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (Coave), que é presidido pelo indaialense Maicon Mohr.  

Segundo os organizadores a observação de aves que é o passeio de ecoturismo que tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente, foi um sucesso e todos os participantes elogiaram o evento como um todo. "O Birdwatching pode ser explorado diante da variedade de aves encontrada na área da Pousada", observa Osti ao destacar que foi um evento interativo buscando estimular o turismo de observação de aves em nossa região.

Após o evento que contou inclusive com a presença de uma coruja e seu treinador, muitas foram as mensagens deixadas pelos participantes no grupo de WhattsApp.

"Nós do grupo AMOAVE ficamos felizes em poder participar deste evento e fazer novas amizades com pessoas que apreciam a mesma causa que nós e também agradecemos a hospitalidade da pousada com todos".

"Foi muito bom participar do workshop observação de aves conhecer pessoas incríveis espero que venha mais igual a esse obrigado a todos".

"Gratidão a todos que fizeram este memorável encontro acontecer, especialmente as maravilhosas aves e seus encantos!"

"Salomar e Débora o workshop de observação de aves foi excelente! Foi uma grande satisfação participar e fazer novas amizades. As palestras com o Cristiano e com o Maicon foram incríveis! A hospitalidade da Eco Locanda dando atenção especial a todos é fantástica! Parabéns!"

Maicon Mohr também repassou o seu agradecimento. "Agradeço, primeiramente à Debora e ao Salomar, pelo convite e oportunidade de colocar o tema em pauta novamente, depois de tanto tempo; ao Cristiano Voitina, pela receptividade e oportunidade de troca de experiências; e finalmente a todos os demais participantes, pelo interesse e carinho. Como diz um amigo: Teve bom demais!".


Observação

A observação de aves é uma atividade que pode ser realizada por qualquer pessoa, de crianças a idosos, em grupos ou individualmente. Ela tem por objetivo possibilitar um contato direto com a natureza beneficiando o corpo e a mente, mas sem exigir um grande esforço físico do participante. Como as aves ocorrem em praticamente todos os ambientes, podem ser observadas tanto em praças e jardins dentro das cidades como em áreas mais isoladas, em especial nas áreas rurais. A atividade garante um aprendizado constante, de forma que quanto mais espécies um observador aprende a identificar, mais habilidoso e com um senso de percepção apurado ele ficará para novas observações. Assim, sempre há a possibilidade de observação de espécies ainda não conhecidas, raras ou de beleza única, tornando a atividade extremamente dinâmica e recompensadora. A observação de aves também é uma excelente oportunidade para interagir com outras pessoas, fazer novos amigos, intensificar relações interpessoais e compartilhar o conhecimento.

O evento que teve início às 7h, contou com a palestra: "Turismo Observação de Aves - Regional, Nacional e Mundial"; apresentação do "Aves Símbolo" e da "História do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (Coave), apresentação do Turistimbó, dicas de observação prática.


Imagens



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png