EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Exposição 'Veredas'

10 Agosto 2018 14:27:00

O Museu do Imigrante de Timbó que é um lugar de preservação da história da imigração e tem o intuito de preservar, divulgar e manter viva a memória do povo timboense

Clarice Graupe Daronco/JMV
Foto: FOTO/EVERTON DE VARGAS

TIMBÓ - O Museu do Imigrante de Timbó que é um lugar de preservação da história da imigração e tem o intuito de preservar, divulgar e manter viva a memória do povo timboense, também abre suas portas para contar a sua própria história. Neste ano, que o Museu completa 15 anos de fundação, estão sendo realizados em suas dependências diversos eventos comemorativos. Até o dia 2 de setembro, você poderá visitar a Exposição "Veredas", da artista plástica timboense, Ornella Jacobsen. 

Em entrevista à redação do JMV, Ornella conta que a Exposição foi aberta oficialmente no dia 3 de agosto e tem por objetivo convidar o apreciador a interagir com as obras, obtendo uma experiência única de luz e cor (fluorescência); levando-o a perceber as várias possibilidades de leitura da obra de arte. "Veredas, no sentido figurado, remete a caminhos, direções, rumos... voltados à arte... à transformação...", conta ela.

As obras da artista se destacam com cores vibrantes, produzidas em óleo sobre tela, e revelam um plano imaginário aliado à percepção da vida, objetos, natureza, entre outros.

A artista iniciou sua trajetória na arte estudando desenho artístico e pintura com o surrealista J. Nunes. A formação em Publicidade e Propaganda de certa forma influenciou sua vida artística, conduzindo-a a uma leitura digital, através da manipulação do desenho das obras, onde explora novos mundos, com criações e projetos. Com obras expostas em galerias de arte de vários estados do Brasil, Ornela já realizou diversas mostras coletivas e individuais, sendo selecionada, inclusive, para o "8º Salão Elke Hering - Mostra Nacional de Artes Visuais e Plásticas".

Interessados em saber mais sobre a artista e suas obras podem visitar o Museu do Imigrante até o dia 2 de setembro. O Museu, localizado no Centro de Timbó, ao lado da Thapyoka Complexo Turístico, traduz parte da história dos colonizadores de Timbó, seja através dos utensílios ou dos costumes. Segundo relatos históricos, o imóvel pertenceu à Família Benz e encontra-se tombado pelo Patrimônio Público Municipal.

História

Quem visitar a exposição ainda poderá conhecer o acervo do Museu, que compreende móveis que retratam a vida cotidiana dos primeiros imigrantes de Timbó, bem como, pertences pessoais, utensílios de cozinha, indumentárias, etc. Para os historiadores, o Museu é a história viva dos imigrantes, pois divulga usos e costumes que permanecem através dos tempos, proporcionando assim, conhecimento cultural - podendo ser utilizado como instrumento de pesquisa.

O Museu atende de terça-feira à domingo das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. As visitas também podem ser agendadas através do telefone: (47) 3382-9458 ou pelo e-mail: museudoimigrante@culturatimbo.com.br. Para a visitação são cobrados ingressos no valor de R$2,00 (pessoas acima de 60 anos não pagam).





jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png