EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

'Fazer o bem para o ser humano e ao meio ambiente'

24 Julho 2018 16:28:11

Produtores rurais trabalham para produzir alimentos com ética e respeito ao próximo e a natureza

Foto: FOTO/ARQUIVO PESSOAL

TIMBÓ/DOUTOR PEDRINHO - Comemora-se no dia 25 de julho, em todo o Brasil, o Dia do Colono e dia do Motorista. Para centenas de comunidades rurais do Sul do Brasil, o dia 25 de julho sempre se revestiu de significado cordial: é o Dia do Colono, estendendo ainda suas reverências ao motorista. Em outras palavras, ele remete às origens, aos pioneiros, num momento de celebração e de congraçamento por todos aqueles que, ao longo de décadas, plantaram as bases do desenvolvimento e do progresso regional. 

Para marcar esta data a redação do JMV conversou com uma família de produtores rurais (colonos) que trabalham na produção de alimentos saudáveis, que garantam o bem-estar de quem os consome, tendo como lema: fazer o bem sem olhar a quem.

Estamos falando dos proprietários do Sítio da Colina que são: Rodrigo Kertischka e Vanusa Kertischka, junto com os filhos Nicole e Arthur.

Questionados sobre o significado de ser produtor rural, os Kertischka afirmam que o trabalho consiste em lutas e persistência na agricultura orgânica para produzir alimentos que não prejudicam a saúde humana e nem o meio ambiente, em um mundo onde, infelizmente, acima de tudo o lucro é mais importante até do que a própria vida.

Eles também destacam que nesta data muitas famílias repensam a questão de incentivar os filhos ou não a seguir essa tão árdua profissão. "Buscamos deixar um legado para nossos filhos, ensinando a produzir com ética e respeito ao próximo e à natureza".

Os pais também afirmam que aconselham, com certeza, seus filhos a seguir a mesma profissão e ficar na lavoura. "Ser colono é a forma de você estar em contato com a terra e com a sua família diariamente, produzindo alimentos com regalias que só a agricultura pode nos dar".

A família Kertischka informa ainda que trabalham com produção 100% orgânica, vivendo somente da agricultura familiar. "Nosso Sítio está localizado na cidade de Doutor Pedrinho, onde produzimos morango, tomate, cenoura, brócolis, folhosas, entre outros. Nossa propriedade possui certificação de conformidade orgânica. Vendemos para a merenda escolar e feira da ProOrg em Timbó, e aumentando cada vez mais a produção. Muitas pessoas falam que produzir de forma orgânica não alimenta o mundo, mas nós aqui do Sítio provamos que produzir orgânicos com qualidade e quantidade pode ser igual ou até mesmo superar a forma convencional".





jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png