Alerta de onda de calor em SC

Clarice Graupe Daronco
Foto: Divulgação

A onda de calor que está sendo registrada em Santa Catarina desde o dia 12 deve seguir até o dia 19 de janeiro, conforme anunciado pela Defesa Civil e pelo alerta divulgado pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). De acordo com informações da Epagri/Ciram através do meteorologia, Clóvis Correa, a onda de calor deve provocar temperaturas de até 40°C, principalmente, na região Oeste e Extremo Oeste do estado e a umidade relativa do ar ficará entre 30% e 40%, considerada baixa. Um sistema de massa de ar seco no sul do Brasil provoca a onda de calor. Os municípios do Meio-Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí também vão registrar temperaturas acima de 30ºC.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não há possibilidade de incêndios causados pelo calor no estado.

Além da Epagri/Ciram a Defesa Civil Estadual também divulgou nota que todas as áreas de Santa Catarina estão sob observação da onda de calor. O órgão informou que as temperaturas elevadas devem agir fortemente em todo o território a partir de hoje, dia 14, até o dia 19 de janeiro.

De acordo com a Defesa Civil Estadual as massas de ar quente podem proporcionar temperaturas próximas ou acima dos 36°C em todas as regiões catarinenses, sem exceção. Em algumas áreas do Oeste e do Litoral Sul, os termômetros podem atingir, ou até mesmo passar, do patamar dos 40/43ºC. Na Grande Florianópolis até o norte do estado são esperadas temperaturas entre 34°C e 36ºC. Já no Meio-Oeste e no Vale do Itajaí, as máximas ficam próximas dos 39°C.

Com a intensidade do calor, o risco para temporais de Verão, que englobam fortes chuvas, granizo e ventanias, são esperadas pontualmente. Tempestades com vendavais não podem ser descartadas entre hoje, dia 14, amanhã dia 15 e domingo, dia 16. Na próxima semana essas condições associadas à alta disponibilidade de umidade na baixa atmosfera e os elevados índices de instabilidades também marcam a proximidade de chuvas.


Como se proteger da onda de calor

A Defesa Civil emitiu um alerta para a onda de calor, juntamente com um guia de instruções sobre como se proteger durante os dias de calor:

* Procure manter os ambientes abaixo de 32°C, especialmente naqueles em que há presença de pessoas idosas, enfermas ou frágeis que possam precisar de

ajuda para responder às temperaturas;

* Não deixe animais e crianças sozinhos em carros durante qualquer período de tempo;

* Minimize exposições diretas ao sol;

* Vista roupas folgadas e de cores claras;

* Hidrate-se bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos;

* Coma alimentos de fácil digestão, como frutas e saladas.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png