Associação Atlética do Grupo Mueller instala placas solares e preservará cerca de 2,1 mil árvores por ano

Ação iniciou com intuito de reduzir os custos com energia elétrica, mas as vantagens do sistema são ainda maiores

Foto: Divulgação

 A preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais prioridade dentro das empresas que buscam reciclar, economizar energia, água, entre outros recursos, otimizando seus processos. O Grupo Mueller, com sede em Santa Catarina, já possui diversos projetos sustentáveis e está pronto para implantar mais um: o uso de energia solar na associação atlética do grupo, que fica na cidade de Timbó e é utilizada não apenas por funcionários, mas por toda a comunidade.

A energia solar é uma fonte renovável e sustentável que não afeta o meio ambiente, pois sua matéria-prima vem da própria natureza: a luz do sol. Daniel Serafim, engenheiro eletricista da Domus Solar, empresa responsável pela instalação na associação, também explica que se trata de uma energia limpa, de baixo custo e disponível para a maioria dos consumidores de energia elétrica. Por gerar energia através da luz do sol, os sistemas fotovoltaicos estão presentes em casas, comércio, indústrias, clubes e outros. É a fonte de energia que mais cresce mundialmente assim como é a solução global para crise energética que o planeta vem enfrentando. Sem contar os inúmeros ganhos em termos de preservação ambiental, por não liberar gases, não poluir o ar, terra e água e não interfere no aquecimento global", diz.

A instalação das placas solares na Associação Atlética Mueller iniciará no dia 29 de novembro e deverá estar trabalhando na capacidade máxima, a partir de janeiro de 2022. Irá ocupar cerca 500 metros quadrados do telhado. Por meio do projeto, o espaço deverá gerar mensalmente uma média 9.014 KWh. "Com essa instalação, a Associação do Grupo Mueller deixará de emitir 31,5 mil quilos de CO2 (dióxido de carbono) por ano. Exemplificando, uma árvore absorve cerca de 15 quilos de CO2 neste período. Então, essa economia ajuda a preservar aproximadamente 2,1 mil árvores", finaliza Daniel Serafim.

Por ano, a estima é de economizar cerca de R$ 76 mil. A duração de um sistema de energia solar, bem como seus painéis solares fotovoltaicos é de, em média, 25 anos.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png