Banda Municipal de Blumenau leva 20 concertos didáticos a escolas de cinco cidades do Vale do Itajaí

Foto: Samuel de Oliveira

Música nas escolas. De maio a julho deste ano, o projeto Concerto na Escola com a Banda Municipal de Blumenau irá levar 20 concertos didáticos instrumentais a escolas de cinco cidades da região do Vale do Itajaí: Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó. Os concertos são gratuitos e voltados para alunos e professores das instituições, abertos a convidados das escolas contempladas.

"Por se tratar de um concerto didático, o público irá conhecer um pouco de cada instrumento musical que a Banda utiliza em suas apresentações, sua importância, função e história. É um concerto de música, mas que também leva informações e curiosidades sobre as diferentes sonoridades", diz o maestro da Banda Municipal de Blumenau, João Carlos Cunico. "O repertório é composto por músicas dos mais diversos gêneros", acrescenta ele.

A Banda Municipal de Blumenau iniciou as atividades em 21 de março de 1962, com a finalidade de difundir a música por meio de concertos didáticos e apresentações em todo o Estado de Santa Catarina e em locais públicos da cidade de Blumenau. Atualmente é composta por 22 integrantes e possui três Formações: Formação de Rua, Big Band Show e Banda Noel.

A Formação de Rua existe desde a primeira apresentação da Banda Municipal, que aconteceu um ano após sua criação, com um repertório popular e marchas tradicionais alemãs; contemplando também os desfiles cívicos de 2 (aniversário de Blumenau) e 7 de setembro, além de cerimônias de hasteamento à bandeira e inaugurações feitas pelo poder público, entre outras.

Já a Big Band Show é voltada para eventos e ocasiões especiais, e busca resgatar o interesse pela música instrumental, com apresentação de um repertório que procura agradar desde jovens até a melhor idade. Repertório que concilia música com movimentos coreográficos.

A Banda Noel é voltada para as festividades de fim de ano, com o objetivo de levar a alegria e a magia do Natal para diversos bairros de Blumenau e região, por meio de músicas natalinas que conciliam coreografia e execução e que, com um uniforme que caracteriza o período de Natal, dão um show à parte.

O maestro responsável pela Banda, João Carlos Cunico, iniciou seus estudos de música aos 10 anos de idade, na Escola de Música Filarmônica Antoninense, onde se formou em Teoria Musical e Trompete. Tomou gosto pela regência fazendo cursos e oficinas com Mônica Giardini, Frank Otto Graf e Daniel Bortolossi, na Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde se formou em Licenciatura Plena em Música. Atuou como arranjador e trompetista da Orquestra, Quinteto de Metais e Big Band da FURB durante nove anos, e em algumas ocasiões especiais, como regente. Cunico é Maestro da Banda Municipal há 14 anos e atuou também como contramestre, arranjador e chefe de bancada.

O projeto "Concerto na Escola com a Banda Municipal de Blumenau", PRONAC nº 182132, é aprovado pela Lei de Incentiva à Cultura (Rouanet) e conta com Patrocínio Master da Dicave; Patrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Gotemburgo, Hennings, Smierveda e Texneo; Apoio de Breitkopf Caminhões e Breitkopf Consórcio.

Confira a programação completa pelo www.instagram.com/bandamunicipaldeblumenau


jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png