EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE


Banda Municipal retorna com as apresentações públicas em Timbó

Clarice Graupe Daronco
Foto: BMPJM

"Ao caminhar pelo centro do município de Timbó aos sábados à tarde, você pode ser surpreendido pelas melodias da Banda Municipal Professor João Müller, que desde maio deste ano vem se apresentando frequentemente pelas praças timboenses". As colocações são do maestro Luiz Lenzi que revela ainda que, a Banda, neste ano de 2021 retomou suas atividades presenciais, procurando adequar-se aos protocolos de Saúde, na prevenção da Covid-19. "Os ensaios acontecem semanalmente, em espaço amplo e não foram registrados casos de contágio na nova rotina de ensaios e apresentações".

Lenzi revela que "a Banda é formada por instrumentos de sopro e percussão, por isso, o maior cuidado e preocupação no que se refere aos espaços de atuação".



Segundo o maestro "praças públicas em amplo espaço ao ar livre se tornaram palco para as performances da Banda, por vezes transmitidas em redes sociais nos canais da Banda Municipal. O público pode prestigiar de forma segura e livre e desta forma, as atividades culturais lentamente retornam ao cotidiano da comunidade. As apresentações ocorrem mensalmente e a divulgação ocorre nas mídias sociais, pela Banda João Müller, sempre com o apoio de Fundação de Cultura e Turismo de Timbó"

De acordo com Lenzi "embora o isolamento social tenha impactado amplamente o setor cultural, a Banda procurou se adequar e vem ampliando o número de integrantes, com o ingresso dos alunos do Pró-Música, o programa de Bandas nas escolas municipais (parceria entre Fundação de Cultura e Turismo e Semed). Em boa parte, as atividades das bandas nas escolas foram suspensas em 2020 e retornando gradativamente neste ano e previsão para normalidade em 2022".



Apoio da Funarte

A Banda Municipal foi contemplada neste ano com o edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte) para aquisição de instrumentos de sopro. Cerca de 360 bandas do território nacional foram habilitadas a receberem até cinco instrumentos musicais (flauta transversal, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, euphonium e tuba) e somente doze bandas foram contempladas com a totalidade destes instrumentos, entre elas, a Banda Municipal Professor João Müller. O maestro Lenzi revela que estes instrumentos já estão de posse da Banda e serão encaminhados às escolas municipais de Timbó para o próximo ano letivo.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png