Celebração marca 55 anos de Oase e 60 anos de pastorado

Clarice Graupe Daronco
Foto: CLUCT

"Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas". Com o Salmo 36:7, o pastor da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Timbó, Comunidade Unidos em Cristo de Timbó (CLUCT), Adilson Koch, deu início a uma celebração que marcará a história da Comunidade do bairro Araponguinhas.

A celebração que aconteceu na manhã de domingo, dia 19 de junho, teve como objetivo comemorar os 55 anos do Grupo da Ordem Auxiliadora Evangélica (Oase) Schwester Helena e também o Jubileu de 60 anos de ministério Pastoral do pastor emérito Nelso Weingärtner na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Durante a celebração o pastor Adilson Koch fez um breve relato da história de fundação do Grupo de Oase em Timbó.

O grupo de Oase denominado de Schwester Helena foi fundado no dia 9 de maio de 1967, na casa de Elsa Ewald, na rua Blumenau com a presença do pastor Nelso Weingärtner; e quatro mulheres, Edeltraud e Gerda Borchardt; Hertha Hoelgebaum e a única ainda viva atualmente, Irmgard Withoeft. A coordenadora paroquial na época era Crista Rudolf e o grupo se reunia sempre na primeira terça-feira do mês, depois mais tarde mudou para a segunda terça-feira. Com o passar dos anos também mudaram os locais de encontro, passando para o Salão de Elzira Schweder, anos mais tarde para a Padaria Criativa, de Ralf Schu, até que se mudaram para o atual local de encontro, o Centro Evangélico da Comunidade Unidos em Cristo. Nesse tempo atuaram em seu meio os pastores: Nelso Weingärtner; Ivo Krueger; Oswald Doege; Jorge e Louvani Hirt; Samuel Leitzke e o atual PPHMista Lucas J. Kampke e o pastor Adilson Koch.

Ao longo dos anos houve muitos momentos especiais, dentro da Oase. "Havia um grupo que se reunia à noite, para ensaiar hinos e também peças teatrais. Tinham o seu próprio hinário, com 92 canções, folclóricas e religiosas. Na época a escrita era feita à mão, depois pela máquina de escrever. Quando saiam para se apresentar e ouviam uma música nova, já trocavam de partituras. Boa parte do repertório era aplicado na festa de aniversário das próprias integrantes do grupo".



De acordo com a história "o grupo de Oase sempre teve o foco no estudo bíblico e na importância de ajudar a Igreja e a Sociedade, tanto que a primeira missão do grupo foi confeccionar travesseiros de pena, que foram doados para o Hospital. O nome do grupo também teve várias adaptações, primeiramente era conhecido, como o Deusche Oase Grup, Oase alemã rua Blumenau, depois Oase da Rua Blumenau, até que se optou pelo atual nome do grupo, Schwester Helena, que foi uma diaconisa, parteira e fundadora do Hospital e Maternidade Oase de Timbó. Em uma época remota, cada Oase, tinha uma fruta ou legume como símbolo, do Grupo Schwester Helena era o morango".

lheres fizeram parte dessa maravilhosa história e permitiram que através do Espírito Santo, o Trino Deus tocasse as suas vidas, para que pudessem ter comunhão com o Senhor e entre si; testemunho provando a sua fé, para aqueles que viviam e conviviam com elas; serviço quando arregaçaram as mangas e auxiliavam tanto a Comunidade como no Hospital e tantas outras frentes sociais. Estamos felizes por esse dia, por esses 55 anos de existência. Cremos e confiamos no amor Divino, que amparou e protegeu tantas mulheres que fizeram e fazem parte dessa fantástica história, do grupo de Oase Schwester Helena".


Jubileu de Diamente

Também durante a celebração foi comemorado o Jubileu de Diamante, 60 anos de pastorado do pastor Emérito Nelso Weingärtner. O pastor foi ordenado ao ministério pastoral no dia 15 de maio de 1962, em Santa Isabel, município de Águas Mornas, em Santa Catarina, ele foi o último pastor instalado do extinto Sínodo Evangélico de Santa Catarina e Paraná, na época pelo pastor Presies Hermann Stoer, de Rio do Sul. Nelso Weingärtner exerceu o pastorado em Santa Isabel, Timbó e Blumenau, trabalhou em pesquisa histórica, foi evangelista em tempo parcial, pastor Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí e presidente do Conselho Curador da Escola Superior de Teologia (EST). Em 2005, fez pós- graduação em Psicologia e Aconselhamento Pastoral sendo que no passar dos anos também prestou atendimento nesta área.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png