Festival Gastronômico de Indaial: capacitação preparatória reúne empresários e chefs

Foto: PMI

Na segunda-feira, dia 17, aconteceu no auditório da Uniasselvi, a Palestra "Cozinha Sustentável - melhor utilização e aproveitamento dos alimentos, evitando desperdício", com a chef Lidiane Barbosa, reunindo representantes dos 18 participantes do Festival Gastronômico.

O encontro que integra a programação pré-evento foi oferecida pela Viacredi, que é uma das apoiadoras e patrocinadoras do Festival. 

Já na terça-feira, dia 18, o encontro foi com Consultor Chef Willian Aimar do Couto Lopes, cujo tema da palestra foi "Food Design". O chef compartilhou seus conhecimentos dando dicas de como criar um prato exclusivo para o evento gastronômico, formas de empratamento, ideias e exemplos de menus para festivais.

Para o presidente da TURIND, Maicon Lenon, estes momentos entre os participantes, cozinheiros e chefs, possibilitam uma rica troca de experiências que contribui com o desenvolvimento do setor. "Estamos muito animamos com a primeira edição do Festival Gastronômico, pois será uma forma de contribuir com a valorização do setor fortalecendo e aproximando os empresários que estão empenhados em apresentar o melhor das suas casas e da gastronomia local", aponta.

Na próxima semana o grupo se reunirá novamente para o Workshop Gastronomia e cultura. Na ocasião acontecerá a "Palestra Adaptações culinárias de receitas tradicionais europeias", com o historiador, Palestrante Marco Struve e a palestra "Produtos de Origem SC", com o Coordenador estadual de turismo e agronegócios do Sebrae, Alan Claumann. Também terá a participação de produtores locais para integração com os restaurantes. 

Todos os encontros têm como objetivo trazer inspiração para os empresários, chefs e cozinheiros na criação dos pratos que serão introduzidos no cardápio do evento. Os participantes também recebem consultorias para apoiar no desenvolvimento dos menus.

Para o secretário de Administração e Finanças Jessé Cleber de Souza, o ano de 2022 iniciou com muitos desafios e acredita que estratégias como essa devem somar e consolidar a gastronomia de Indaial.






O Festival 


O Festival gastronômico de Indaial é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Indaial, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico de Eventos e Turismo e a Associação de Turismo de Indaial - TURIND com o apoio do Sebrae. Serão patrocinadores do evento: IPEL, VIACREDI, UNIASSELVI E SICOOB.


A primeira edição do Festival Gastronômico terá este ano como tema "Os Sabores da Rota da Natureza". Os estabelecimentos tem o desafio de criar pratos exclusivos para o festival utilizando ingredientes locais e regionais já que a gastronomia de Indaial é muito rica e diversificada. 

 

O festival acontecerá de 17 de março a 03 de abril nos estabelecimentos dos 18 participantes: AllesGut Bier; Baron Gastro Bar; Boteco Dr. Blumenau; Bruckenhaus Restaurante; Eco Recanto Encano; Empório Gália; Empório Quinta de Lisboa; Jardim de Gaia; Kafundó Pastelaria; Mazola Grill; Morro da Pedreira Bar; OKS Authentic Food; Paraíso dos Pastéis; Quiosque di Minas; Restaurante Galleto's Grill; Restaurante Krueger; Roh Gollnick Cake Coffee; Yoshida Sushi House


jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png