Programação da Campanha Janeiro Branco em Indaial

Foto: FREEPIK

O início do ano é marcado pela realização da campanha Janeiro Branco, que visa promover e conscientizar sobre a importância da saúde mental. A iniciativa já é realizada desde 2014 e diversas ações são desenvolvidas pelos órgãos de saúde, profissionais da área, empresas e entidades.

Segundo o site oficial da campanha, o primeiro mês do ano foi escolhido para se trabalhar a temática, pois é nesse período em que as pessoas estão mais propensas a pensarem na vida, fazer planos, refletir sobre o ano que passou e também sobre suas emoções e saúde como um todo. "Como em uma "folha ou em uma tela em branco", todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida".

Em Indaial, profissionais da área pública e privada se uniram para criar uma programação online para discutir projetos, ideias e buscar a conscientização sobre a saúde mental e demais temas relacionados ao bem-estar. O subtema da campanha de 2022 é "O que você tem feito por você mesmo?" para despertar um olhar mais apurado sobre os sentimentos e a valorização pessoal, seguido de um bem-estar.

A programação está sendo organizada, em grande parte, de maneira online, devido à pandemia da Covid-19. De acordo com a psicóloga, Rúbia Carla Kisner, essa é a terceira edição da campanha no município. "Visa em levar conteúdos de psicoeducação para a comunidade e para isso contamos com a participação de vários profissionais de diversas áreas da Saúde. Juntos vamos construindo uma cultura de saúde mental e acreditamos que prevenir pode mudar tudo!", completa.

A abertura oficial do evento ocorreu na noite de ontem, dia 17, com uma live de apresentação realizada pelo perfil do Janeiro Branco Indaial no Instagram e YouTube. Este será o canal onde todos os "ao vivo" e demais informações pertinentes serão divulgadas. Na ocasião, foram apresentados os temas que serão ministrados pelos profissionais ao longo de janeiro de fevereiro.



Programação

A programação segue nessa terça-feira, dia 18, com uma palestra presencial aos associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Indaial com o tema Burnout- Sentidos do Trabalho. Evento tem início às 19h e será ministrado no auditório da CDL pelas psicólogas Rubia Carla Kisner e Naiara da Silva Floriano.

Amanhã, dia 19, o vereador farmacêutico Elton Possamai organiza uma live com a psicóloga Daiane Pilonetto, que vão tratar do tema sobre medicamentos controlados e os perigos da automedicação. A live acontece a partir das 19h.

No dia 20, quinta-feira, a Dra. Tátila de Souza Barcala, Ma. em Neurociências, especialista em Acupuntura e Fisioterapeuta, fará uma live a partir das 19h com o tema "Existe dor psicológica? Fake ou fato?".

No dia 23, domingo, também às 19h, a psicóloga Kelly Molinari ministrará uma live com o tema "Práticas Positivas para uma vida com bem-estar". A programação se estende no dia 24 de janeiro, com live sobre "Saúde mental na maternidade"; dia 25 uma segunda palestra sobre "Burnout- Sentidos do Trabalho" ocorre no auditório da CDL; dia 27, ocorre a live "Valorização Pessoal em meio aos desafios do cotidiano"; dia 3 de fevereiro a jornalista e terapeuta sistêmica Karina Beatrice Frainer entrevista a indaialense Tassiana Fronza, paciente paliativa de câncer.

Dia 21 de fevereiro, para encerrar a programação, será publicado o vídeo da "Feira da Saúde Online" com diversos profissionais da Saúde apresentando suas diferentes técnicas para tratar a saúde mental e o bem-estar. A programação completa você confere no Instagram Janeiro Branco Indaial. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Indaial e da CDL Indaial.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png