EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE


Recital de Piano

Clarice Graupe Daronco
Foto: CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

"Só quando a música arrepia o braço inteiro é que se entende a importância dessa arte". Com a frase de Nagais Avelino pode-se avaliar o Recital de Piano que aconteceu na noite do dia 11 de setembro, na Comunidade Luterana Trindade.

Quem esteve presente no evento foi unânime em dizer que as obras apresentadas foram especiais e mexeram com os sentimentos. O Recital de Piano que envolveu os presentes com obras de compositores como: Franz Schubert; Wolfgang Amadeus Mozart; Piotr Ilitch Tchaikovski; Sergei Vasilyevich Rachmaninoff e Claude-Achille Debussy, foi apresentado pelo pianista, João Gabriel Graupe Daronco, tendo como musicista convidada que toca flauta tranversal, Laila Voigt Kuehl.

O pianista tem o apoio do professor de música do Colégio Sinodal Doutor Blumenau, em Pomerode, e da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Timbó, além de responsável pelo projeto Som & Louvor junto à Comunidade Trindade, Marcos Klabunde e Vitor Fischer Wachholz, que é pianista, compositor e professor de piano graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com Licenciatura em Música nas Faculdades EST - onde foi, posteriormente, monitor de piano para os cursos de Licenciatura e Técnicos.

O Recital foi apresentado no salão da Comunidade Luterana e tem um significado especial para o pianista, João Gabriel Graupe Daronco. "Quero agradecer a Comunidade pelo apoio, compreensão e incentivo para que tivesse a oportunidade de me dedicar à música. Em 2022 seguirei um novo caminho, ao ingressar na Faculdade de Teologia, em São Leopoldo, mas quero deixar minha gratidão apresentando um pouco do muito que já apreendi desde 2017".



Em entrevista o professor, Marcos Klabunde, destaca que em 2017 teve início o projeto Música nas Comunidades hoje o projeto é denominado de "Som e Louvor" composto por grupo de canto adulto, conjunto instrumental e aulas de diversos instrumentos. Dentro deste projeto alguns alunos se destacaram entre eles o João Gabriel e a Laila, tanto que hoje estão alçando voos. "O João Gabriel em especial se dedicou ao logo deste ano através de ensaios de várias músicas para a realização deste Recital", observa o profissional ao comentar que Laila também já está tocando com a Orquestra de Câmara Municipal de Timbó.

Klabunde foi responsável pelo protocolo do evento e para finalizar realizou uma breve menção ao conto "A menina e o pássaro encantado" de Rubem Alves, que fala sobre a importância de sonhar e voar em busca de nossos sonhos. "Desejamos ao João Gabriel que alce novos voos, realize seus sonhos e sempre que tiver um tempo retorne para matar a nossa saudade".

No final a pastora da Comunidade Luterana Trindade, Miriam Ratz, agradeceu a presença de todos e falou de como é importante a realização de projetos como este da Música que visa descobrir talentos e ressalta que viver em Comunidade vai além de simplesmente participar dos cultos. "Sobre o João Gabriel temos que citar o apoio da família, especialmente dos pais, para que ele pudesse desenvolver seus dons". O evento seguiu todos os protocolos de enfrentamento à Covid-19, com uso de máscara, distanciamento e disponibilidade de álcool gel.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png