EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE


Rotary Club presta homenagem ao Hospital Oase

Clarice Graupe Daronco
Foto: CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

"Em nome de toda a comunidade a nossa gratidão, por termos pessoas como vocês para que possamos nos sentirmos em paz. Pois vocês, profissionais da Saúde, são gente que cuida da gente". Com essa frase o presidente do Rotary Club de Timbó, Ralph Felsmann, abre o protocolo da solenidade em homenagem aos profissionais e colaboradores do Hospital e Maternidade Oase, de Timbó.

O evento, que foi realizado na data em que o Hospital completa seus 84 anos de fundação, dia 12 de setembro, contou com a presença de integrantes da Oaset, coordenadas pela presidente, Teresinha Metzker, de integrantes do Conselho Diretor do Hospital, através do vice-presidente, Haroldo Ritzke, da direção do Hospital, através do gestor, Robson Almeida, do corpo clínico, através do diretor Técnico do Hospital, doutor Paolo Piermarini (CRM/3773), coordenadores e integrantes do Rotary Club de Timbó.

O protocolo foi conduzido pelo ex-presidente do Rotary Club de Timbó, Elenio Mannes, que destacou que "fui presidente do Rotary na gestão passada, ano rotário 2020/2021. Faz parte do calendário do Rotary, a cada ano homenagear um profissional de destaque. Pelas circunstâncias, no ano rotário 2020/2021 seria natural homenagear um profissional de Saúde. Porém como escolher esse profissional? Como destacar um, sem ser injusto com os demais? Nesse impasse, por sugestão do companheiro Unirio Dalpiaz decidimos fazer essa homenagem a todos os profissionais de Saúde do Hospital e Maternidade Oase".

Mannes explica que a homenagem conta com entrega de certificado e camiseta para todos os profissionais do Hospital, desde os efetivos, terceirizados e voluntários. "Assim, queremos registrar toda a nossa gratidão e reverência pelo brilhante trabalho realizado. No certificado estão as seguintes colocações: O Rotary Club de Timbó confere o presente certificado, em reconhecimento pelo grande esforço e serviços prestados a toda comunidade timboense, desempenhando, com muita competência e excelência, um trabalho desafiador e grandioso em nossa história, o trabalho de salvar vidas. Toda nossa gratidão e reverência".



O ex-presidente observa que "no início da pandemia, quando foi divulgado que o Hospital Oase seria referência para pacientes acometidos pela Covid-19 na região, lembro que houve uma certa resistência por parte da comunidade. Vamos considerar que como a comunidade se envolveu e contribuir bastante para ter o Hospital que tem hoje, todos se sentem um pouco "pai" do Hospital, e nenhum pai quer que seu filho vá para uma guerra. Pois bem, esse jovem "filho", apesar de seus 84 anos, bateu no peito e honrou nosso hino quando diz "verás que um filho teu não foge à luta", e foi para a guerra, lutou bravamente o bom combate, choramos perdas, como nosso amigo doutor João Lobato, nosso companheiro doutor Ronaldo Backmann e tantos outros amigos e conhecidos; mas hoje, após as exaustivas batalhas, podemos dizer que estamos muito próximos de termos vencido essa guerra contra a pandemia, e esse "filho", o Hospital Oase, que lá no início relutamos que fosse para a guerra, hoje estamos aqui fazendo essa homenagem, a esses verdadeiros heróis que foram os profissionais de Saúde do Hospital Oase. Parabéns a todos e parabéns ao Hospital Oase pelos 84 anos de fundação".


Amor incondicional

Durante o evento o atual presidente do Rotary Club de Timbó, Ralph Felsmann, observou sobre o processo de escolha dos homenageados, que destacou como mérito a homenagem a todos os profissionais e colaboradores do Hospital e Maternidade Oase. "A decisão foi unânime porque o Hospital e Maternidade Oase nos apresentou uma realidade que não tem como discutir ao atender a todos com conhecimento aliado a técnica, dom, coragem sobre-humana e amor incondicional a qualquer pessoa".

No uso da palavra o médico Melchior Moser, que no ato representava o Rotary Club de Timbó, frisou que "esta homenagem a todos os profissionais do Hospital Oase deveria ser feita de joelhos. Eu, como profissional médico, tenho condições plenas de saber sobre a situação que se desenvolveu e do trabalho, empenho, dedicação e principalmente cuidados que os profissionais dedicaram para cada pessoa aqui internada. Acompanhamos o sofrimento dos médicos, profissionais e colaboradores em enfrentar um inimigo desconhecido que é a Covid-19".

A presidente da Oaset, Teresinha Metzker, agradeceu a homenagem e o reconhecimento do Rotary pelo trabalho dos profissionais do Hospital. "A nossa missão como entidade de Saúde é de colocar o próximo em primeiro lugar. Temos verdadeiros guerreiros dentro do nosso Hospital. Obrigado ao Rotary por lembrar de todos eles".

Já o representante do Conselho Diretor, Haroldo Ritzke, comentou que "uma homenagem como essa que o Rotary está fazendo hoje é única nestes 84 anos de história do Hospital Oase. Nunca tivemos um reconhecimento tão especial direcionado a todos os profissionais".

Para finalizar o gestor do Hospital, Robson Almeida, representando o Corpo Clínico, profissionais e colaboradores agradeceu a homenagem. "Estamos chegando há 18 meses de luta ao enfrentamento à pandemia. Neste período temos muito o que agradecer, tanto ao Rotary como à comunidade em geral, por sempre apoiar as ações do Hospital e tornar esse fardo mais leve. Não foi fácil e não está sendo fácil. Estamos vencendo e temos certeza de que sairemos desta luta com muita experiência e conhecimento que ficará para a prosperidade".

Almeida ainda aproveitou para agradecer pois "essas ações afagam o coração dos nossos profissionais e colaboradores e nos motivam a seguir em frente".

Após as falas, o presidente do Rotary entregou à presidente da Oaset uma placa em homenagem ao Hospital Oase. Também foi cantado parabéns ao Hospital pelos 84 anos de fundação.



Imagens


jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png