EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE


'Verdadeiras origens'

Clarice Graupe Daronco
Foto: VIVIANE VAHLDICK

"Com o intuito de buscar a perpetuação da cultura, da consciência étnica e manter os costumes, músicas, trajes e danças germânicas, o Grupo Folclórico Alemão da Fundação Indaialense de Cultura, agora denominado Bogenbrücke Volkstanzgruppe, que no idioma alemão significa Grupo de Danças Folclóricas Ponte de Arcos, lança no dia 11 de abril, às 18h o novo traje da região de Österten (Traje de trabalho de Verão) Alemanha - do século XIX (19).



O projeto denominado "Buscando nossas verdadeiras origens" será lançado pelo canal no YouTube https://youtube.com/channel/UCrrhLdKPh9G1mAEVC_9LniA e Instagram: https://www.instagram.com/bogenbrucke/. A ação é totalmente gratuita e aberta a toda comunidade.

Segundo informações do coordenador de trajes da Associação, Claudio Luis Ittner Junior, o Grupo Folclórico Alemão Bogenbrücke com o intuito de valorizar a dança folclórica, pesquisa e indumentária em formato digital, desde o dia 28 de fevereiro, está lançando uma série com três vídeos e uma live referente ao projeto "Buscando nossas verdadeiras origens". Dois deles serão com as temáticas: Origem dos imigrantes de Indaial e Valorização da Cultura local, o terceiro vídeo fará a apresentação oficial do traje da região de Österten - Alemanha. "o traje é fruto de longas pesquisas realizadas. Já na live serão apresentadas as peças que compõem a vestimenta.

Para o presidente da associação, Rafael Schroeder, "divulgar o autêntico folclore alemão, resgatar e preservar a memória da imigração através da pesquisa da indumentária foi a oportunidade que a Associação Bogenbrücke Volkstanzgruppe objetivou neste projeto. Além de substituir antigos trajes também queremos estimular o interesse histórico pela cidade, gerar entretenimento cultural e incentivar o turismo no município", complementa Schroeder.

O projeto "Buscando nossas verdadeiras origens", da Associação da Cultura Alemã de Indaial Bogenbrücke Volkstanzgruppe, é viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), edital 001/2020, no município de Indaial.


Bogenbrücke Volkstanzgruppe

Com o intuito de buscar a perpetuação da cultura, da consciência étnica e manter os costumes, músicas, trajes e danças germânicas foi fundado no dia 21 de junho de 1991 o Grupo Folclórico Alemão da FIC, agora denominado Bogenbrücke Volkstanzgruppe, que no idioma alemão significa Grupo de Danças Folclóricas Ponte de Arcos. Este nome foi dado ao grupo em 2011 para homenagear um dos pontos turísticos da cidade de Indaial.

A dança folclórica tem sido em vários casos a ferramenta escolhida para a recuperação da história dos povos, servindo para celebrar a amizade e manter os costumes dos imigrantes. Atualmente o grupo é formado por aproximadamente 40 integrantes divididos entre as categorias infantojuvenil e adulta. Mostrar os costumes que formaram nosso povo é demonstrar na atualidade a história viva.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png