Desafio da amamentação

Evento realizado em Timbó envolveu profissionais da Saúde, Educação, Banco de Leite Humano de Blumenau e a Furb

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: SMST

TIMBÓ - "Que amamentar é o melhor para o bebê, a família e a sociedade todos sabem e concordam. Este fato é uma unanimidade científica. Mas saber o que fazer quando a criança não ganha peso, a mãe está desanimada e cansada, quando falta apoio da empresa e da sociedade, quando está na hora de voltar a trabalhar: este foi o desafio discutido no Seminário do Agosto Dourado realizado em Timbó". A informação é da Coordenação Técnica de Saúde da Mulher na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Timbó, Margot Friedmann Zetzsche e da nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Luize Amanda Salvador.

De acordo com a profissional esse questionamento foi o título da conferência de abertura do Seminário ministrada pelo professor de pediatria da Furb, doutor Tarcísio Lins Arcoverde. "Com o tema: Amamentação Exclusiva e Continuada - ainda um desafio!, o palestrante instigou os presentes a pensar como é importante auxiliar a mamãe, o papai e a família como um todo neste momento de vida".

A profissional informa ainda que o médico Tarcísio Lins Arcoverde foi o idealizador do Banco de Leite Humano de Blumenau e um de seus fundadores, e contou um pouco desta história durante a sua fala no Seminário. "A enfermeira Elisabeth Kuhen de Souza, outra fundadora do Banco de Leite palestrou sobre a Ciência do Início da Vida e Goretti Dassoler, que é bioquímica do Banco de Leite, falou sobre a Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Protetores de Mamilo (NBCAL). "Essa é uma legislação que proíbe a propaganda enganosa de leites e alimentos para bebês".

Margot lembra que o mês de agosto é dedicado em todo o mundo às comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno. No Brasil, o mês é oficialmente designado de Agosto Dourado que neste ano buscou envolver além dos profissionais da Saúde os de Educação também. "Com relação à participação das profissionais da Educação é importante observar que elas são fundamentais para que se faça cumprir o que está sendo preconizado no tema do Agosto Dourado deste ano, que é empoderar as mamães e papais e fortalecer a amamentação, isso significa continuar com o aleitamento quando a mãe volta a trabalhar".

Educação e o aleitamento 

Margot relata ainda que estiveram representados em uma mesa vários núcleos de Educação Infantil (NEIs) da região e suas coordenadoras e nutricionistas responsáveis. "A mesa foi coordenada pela coordenadora do NEI Pomeranos, Nadia Zickhur, que tem uma excelente experiência de promoção e apoio ao Aleitamento Materno. Assim tivemos a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências sobre o tema. É um verdadeiro desafio para o profissional de Saúde, Educação e para a família manter o bebê mamando! A pressão das indústrias de alimentos infantis sobre a sociedade e sobre os profissionais de Saúde é muito grande. Muitos eventos ditos científicos ainda são patrocinados pelas indústrias, infelizmente. A isto podemos chamar de conflito de interesses", afirmam Margot e Luize. 

O evento, segundo Margot, contou ainda com a presença de profissionais da Saúde e da Educação de Blumenau, Brusque, Luiz Alves, Pomerode e de toda a microrregião além da presença " em peso" das equipes de Saúde da Família que atuam na cidade de Timbó que sediou este evento. "Foi muito positivo, e ficamos muito felizes com a participação de todos".

Para fechar com chave de ouro o mês da Amamentação, ainda foi possível realizar uma reunião técnica com todos os médicos da Atenção Básica coordenada pela pediatra do Banco de Leite de Blumenau e Consultora do Ministério da Saúde para a área, a doutora Maria Elizia Andrade. "Também está em andamento até o final do mês de setembro o curso oficial de manejo Clínico do Aleitamento Materno para diversos profissionais de Timbó e região. O curso está alinhado com as condutas preconizadas pelo Unicef e a Organização Mundial de Saúde. O melhor que podemos oferecer para os nossos profissionais", informa a nutricionista.

O Seminário e o Agosto Dourado foi uma realização dos departamentos de Atenção Básica, NASF, Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Timbó e teve como instituições parceiras as secretarias de Educação e Saúde da região, a Furb e o Banco de Leite Humano de Blumenau.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png