Janeiro Branco: 'Relembrar de cuidar de si'

Clarice Graupe Daronco
Foto: Divulgação

"Um novo ano se inicia, porém o que muda a partir da virada do calendário? É bem verdade que em janeiro tendemos a ser mais esperançosos, refletir sobre o ano que ficou para trás, traçar metas de mudanças. Mas a verdade é que com a virada do calendário nada acontece a não ser iniciar um novo mês, continuamos exatamente as mesmas pessoas do ano anterior. Nossas vidas são as mesmas, nossa história não se transformou, o trabalho continua mesmo, a família é a mesma; enfim tudo o que somos continua a seguir seu fluxo". As colocações são da profissional, Alyne Laís Krieser Spiess CRP 12/21609 - que tem graduação de bacharel em psicologia pela Univale e atualmente atende no Censit.

A psicóloga observa que "entretanto, há a possibilidade de mudança se a partir de reflexões pessoais você decida de fato mudar. Não precisam ser grandes transformações, mas pequenas atitudes diárias e constância para trilhar o caminho desejado".

Segundo Alyne "e em toda a simbologia da virada do calendário que possamos mesmo vivenciar momentos de reflexão para tomar consciência do que temos feito da nossa vida, ponderando sobre as mudanças desejadas e planejar de forma realista como queremos trilhar nosso caminho daqui para frente. E com isso estamos cuidando da nossa saúde mental".

É por isso, observa a profissional "que desde 2014 é realizada a campanha Janeiro Branco, relembrar de cuidar de si, de olhar para nossa saúde mental. Tomar decisões, decidir mudar, reconectar-se consigo, transformar relacionamentos tem tudo a ver com saúde mental. E além disso tudo, não há como não falar da pandemia que já durou mais do que qualquer um poderia esperar e por isso o lema do Janeiro Branco 2022 é que o mundo pede por saúde mental!"

Alyne afirma que "hoje você tem a oportunidade de refletir como anda sua saúde mental, tecer reflexões e planejar mudanças. Vamos acabar com o misticismo e os tabus que a palavra saúde mental envolve e passemos a olhar para ela com a devida atenção que merece. Cuide de você, cuide de quem está ao seu redor e se estiver muito difícil fazer isso sozinho, não tem problema pedir ajuda a alguém, principalmente se essa pessoa é especializada em ajudar. Fale com seu médico, procure psicoterapia e, principalmente, cuide de sua saúde mental".


O que é o Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da saúde mental no mundo!

Por que Janeiro Branco?

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma "folha ou em uma tela em branco", todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.


Psicóloga Alyne Laís Krieser Spiess



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png