logo RCN
ELEIÇÕES

Partidos iniciam movimentações

Partidos iniciam movimentações
  • FOTOS/DIVULGAÇÃO - Diretório do PSDB de Timbó promove primeiro encontro do ano

As eleições municipais de 2024 ocorrerão apenas em outubro, mas o calendário eleitoral já está em vigor. São diversas etapas do processo, com destaque para as movimentações partidárias para a realização das convenções em julho e registro dos candidatos a prefeito(a), vice-prefeito(a) e vereador(a) até agosto.

A disputa em si será no dia 6 de outubro, e eventual segundo turno será no dia 27, nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que o(a) candidato(a) a prefeito(a) mais votado(a) não atingir maioria absoluta (mais da metade dos votos válidos, que excluem brancos e nulos).

Importante observar que entre 7 de março e 5 de abril acontece a janela partidária, período em que vereadores(as) poderão trocar de partido, para concorrer às eleições de outubro, sem perder o mandato. Já o dia 6 de abril é a data-limite para que todos os partidos e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no TSE (seis meses antes do pleito). Esse também é o prazo final para todos(as) os(as) candidatos(as) estarem filiados(as) às legendas pelas quais pretendem concorrer à eleição e tenham domicílio eleitoral no local em que desejam disputar o pleito.

Para os eleitores, o dia 8 de maio é uma data importante, pois é o prazo final para que eleitores que desejam transferir o domicílio eleitoral ou alterar o local de votação, além de jovens que precisam tirar o título, possam fazer a solicitação à Justiça Eleitoral (151 dias antes do pleito). Brasileiros que têm pendências eleitorais também têm até este prazo para regularizá-las (você pode consultar a sua situação eleitoral).

A partir de 9 de maio, o cadastro eleitoral é fechado e nenhum pedido de inscrição eleitoral ou de transferência é permitido, como determina a Lei das Eleições (9.504/1997). Assim, com as datas correndo, os partidos políticos começam a se mobilizar.

PSDB realiza evento

Em Timbó, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) reuniu lideranças timboenses para o primeiro evento de 2024. O encontro aconteceu neste final de semana e contou com a presença do prefeito Jorge Krüger, das lideranças do PSDB do município: Jaime Odair Bittencourt, Ana Zommer, Adalberto Roeder, Edimar Luiz Zoboli, e Guilherme Voigt Junior, atual vice-prefeito, representantes da Executiva Estadual: ex-senador Dalírio Beber, ex-deputado Gilmar Kanesel e lideranças de outras cidades, juntamente com o PSDB Mulher além de vários filiados e simpatizantes. Em nota, o vice-presidente da Executiva Municipal e coordenador da Campanha, Jaime Odair Bittencourt, juntamente com o presidente do PSDB, Edimar Zobolli, explicam que “o encontro foi para o pré-candidato, Guilherme Voigt Junior - Tutti receber o apoio da Executiva Estadual, na oportunidade tivemos a filiação de mais pessoas no Partido, estamos com uma boa nominata de pré-candidatos a vereador. Estamos abertos para coligações onde disponibilizamos a vaga de vice. Não abrimos mão do Tutti ser cabeça de chapa”.

NOVO faz movimento

Partido NOVO de Indaial realiza “NOVO na Rua”

Em Indaial, o partido NOVO realizou um evento no dia 17 de fevereiro. Denominado de “NOVO na Rua”, integrantes do Partido NOVO de Indaial se reuniram no centro da cidade com o objetivo de compartilhar informações sobre o partido e a proposta de um NOVO jeito de fazer política. O evento contou com a presença do presidente Nacional do Partido NOVO, Eduardo Ribeiro e família, e do vice-presidente estadual Adilson Souza, juntamente com pré-candidatos do partido e da vereadora do NOVO, Ana Paula Reiter. O momento foi para falar do projeto e realizar novas filiações. Em nota, o presidente do NOVO de Indaial, Ivan Bucci, destaca que até o dia 5 de março será anunciada a pré-candidatura à Prefeitura de Indaial. “Nosso objetivo é fazer uma gestão transparente, qualificada, com pessoas técnicas e experientes, além de enxugar a máquina pública, por isso é fundamental passar pelo processo seletivo do partido”, destaca Ivan. O NOVO aguarda o encerramento da Jornada 2024 para a avaliação final sobre a definição dos pré-candidatos.

Governador transmite cargo para a vice e viaja em missão internacional para os Emirados Árabes Anterior

Governador transmite cargo para a vice e viaja em missão internacional para os Emirados Árabes

Vale do Itajaí será contemplado com mais de R$ 33,3 milhões em emendas individuais e de bancada do Deputado Gilson Marques Próximo

Vale do Itajaí será contemplado com mais de R$ 33,3 milhões em emendas individuais e de bancada do Deputado Gilson Marques

Deixe seu comentário