logo RCN

Eleições: Mudei de cidade, preciso transferir meu título eleitoral?

Eleições: Mudei de cidade, preciso transferir meu título eleitoral?
  • Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil -

Confira como atualizar o endereço

Eleitores que mudaram de cidade ou estado têm até o dia 8 de maio para transferir o domicílio eleitoral e votar nas Eleições Municipais de 2024. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização do pleito. Siga o passo a passo e atualize seu local de votação agora mesmo!

O serviço pode ser encontrado logo na página inicial do site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), no menu lateral à direita. Ao selecioná-lo, escolha a opção “Título de Eleitor”. Depois, vá até o item “Formulário Título Net”. Clique então em “Atualize ou Corrija seu título eleitoral”.

Após preencher alguns dados solicitados pela página, a tela apresentará uma lista de documentos necessários para atender ao pedido. Depois de enviá-los, será preciso ainda preencher algumas informações complementares. O endereço informado nessa etapa deverá ser o mesmo do comprovante enviado na aba Documentos.

Em seguida, é só selecionar o local de votação desejado. Ao final do processo, o usuário receberá um número de protocolo pelo qual poderá acompanhar a solicitação também no Autoatendimento Eleitoral, na opção “Acompanhe uma solicitação”.

Requisitos para a transferência
• Resida há pelo menos três meses no novo município;
• Não tenha, nos 12 meses anteriores ao pedido, tirado o primeiro título de eleitor ou feito outra transferência de domicílio eleitoral;
• Somente estão isentos desse critério servidores públicos civis, militares e autárquicos e membros das respectivas famílias que, por motivo de remoção ou transferência, necessitem fazer a transferência.

Quem não pode transferir o título eleitoral em duas ocasiões: A pessoa que não estiver quite com a Justiça Eleitoral; e a eleitora ou o eleitor com a inscrição eleitoral envolvida em situação de coincidência (duplicidade) ou cancelada em decorrência de perda de direitos políticos ou por decisão de autoridade judiciária.

Eleitor catarinense pode ser atendido em qualquer cartório eleitoral do estado, independentemente de onde vota Anterior

Eleitor catarinense pode ser atendido em qualquer cartório eleitoral do estado, independentemente de onde vota

Pedido de impeachment de Lula reúne 106 assinaturas após fala do presidente contra Israel Próximo

Pedido de impeachment de Lula reúne 106 assinaturas após fala do presidente contra Israel

Deixe seu comentário