logo RCN

Chuva intensa e volumosa provoca estragos em Santa Catarina

Chuva intensa e volumosa provoca estragos em Santa Catarina
  • Foto: Divulgação/Defesa Civil SC -

Até o momento, três municípios decretaram Situação de Emergência

Entre o final da tarde de sábado, dia 24, e a madrugada de domingo, dia 25, a circulação marítima, reforçada por instabilidades em diversos níveis da atmosfera, favoreceu o desenvolvimento de um intenso núcleo de instabilidade entre as regiões do Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte e de parte do Planalto Norte, em Santa Catarina.

Esta instabilidade foi responsável por provocar chuva intensa e volumosa no nordeste catarinense, a cidade de Araquari foi a mais afetada, com acumulados de 181 mm em apenas 3h, seguida por Joinville, onde os acumulados somaram 98 mm no mesmo período de tempo.


De acordo com a equipe de meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), com dados extraídos das estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em Araquari, choveu 284 milímetros em 48h, superando a média climatológica mensal de chuvas para esta cidade.


E em Joinville, os acumulados de chuva em 48h foram de 178 mm, representando quase 70% da média esperada para fevereiro.

Decretos de Situação de Emergência
Até o momento, três municípios decretaram Situação de Emergência (SE) devido às fortes chuvas ocorridas no último final de semana de fevereiro.

Foto: Defesa Civil do município de Araquari

São eles: Araquari, Joinville e Balneário Barra do Sul, todos registraram ocorrências e alterações por conta de alagamentos, deslizamentos e queda de muros e árvores.


Em Araquari os bairros mais afetados foram o Itinga, Centro e Rainha. Em Joinville, conforme o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, cerca de 45 mil pessoas foram afetadas, os bairros mais atingidos foram Aventureiro, Boehmerwadt, Centro, Fátima, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuva, João Costa, Paranaguamirim, Petrópolis, Santo Antônio e Ulysses Guimarães. E em Balneário Barra do Sul todo município foi atingido.

Livro aborda questões polêmicas  e fundamentais da fé católica Anterior

Livro aborda questões polêmicas e fundamentais da fé católica

Santa Catarina deve enfrentar inverno mais rigoroso em 2024 Próximo

Santa Catarina deve enfrentar inverno mais rigoroso em 2024

Deixe seu comentário