logo RCN

Cidade de Rodeio recebe homenagem na ALESC

Cidade de Rodeio recebe homenagem na ALESC
  • Foto: Divulgação -

No dia 26 de fevereiro, o município de Rodeio esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina para participar do Cerimonial de homenagem alusivo aos Sesquicentenário da Grande Imigração Italiana em SC.


A Sessão Especial foi desenvolvida pelo Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso que é a frente Parlamentar Santa Catarina-Itália. A cidade de Rodeio foi homenageada por ser um dos onze municípios que ainda mantém o ensino da língua italiana nas escolas da rede municipal.


Para comemorar tal ato, a Prefeitura de Rodeio organizou representantes da área cultural, literária e educacional da cidade para que estivessem presentes nesse importante momento. O Prefeito foi acompanhado da Presidente do Circolo Trentino Mirtes Rigo, Secretária de Educação Márcia Esser Stolf, Diretor de Cultura e Turismo Magnon Tomaz, Historiador Gabriel Dalmolin, Escritor Nélson Dellagiustina, da Coordenadora dos Idosos e Professora do Rodeio Alfabetizado Odete Morastoni Minatti, das Professoras de Italiano da Rede Municipal de Ensino, alunos e demais autoridades municipais e sociedade civil.


O momento homenageou não somente as cidades que ainda mantém o ensino do italiano nas escolas, mas também as famílias e instituições catarinenses que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento e fomento da cultura italiana no Estado de Santa Catarina.


A cidade de Rodeio é um dos seis municípios catarinenses que possuem uma segunda língua oficial que, em nosso caso, é o Dialeto Trentino. O dialeto também é Patrimônio Imaterial da cidade, constituído através da Lei Municipal n.º 2178/2021. O município, também conhecido como Capital Catarinense dos Trentinos através da Lei Estadual n.º 17.794/2019, tem Pacto de Amizade com a cidade de Fornace (TN) desde o ano de 2017. Esses laços de amizade contribuem para a troca cultural entre os municípios fomentando a tradição originárias de nossa imigração italiana.

 
Fonte – Assessoria de Comunicação de Rodeio

Fevereiro termina com ar abafado e temporais de verão em SC Anterior

Fevereiro termina com ar abafado e temporais de verão em SC

Estabelecimentos de venda de pescado no Mercado Público de Florianópolis são interditados Próximo

Estabelecimentos de venda de pescado no Mercado Público de Florianópolis são interditados

Deixe seu comentário