logo RCN

BASTIDORES

BASTIDORES

Jorge anuncia mudanças no governo

O prefeito de Timbó, Jorge Krüger (PP), anunciou, ontem, dia 27 de janeiro, duas alterações nos cargos de primeiro e segundo escalão da administração municipal. No primeiro escalão, assumirá o cargo de secretário de Obras, o vereador Adilson Mesch (PP), que já havia sido titular da pasta no primeiro mandato de Jorge Krüger, no período de 2019 até abril de 2020. Mesch substitui o secretário Moacir Cristofolini, que continuará na pasta na função de engenheiro responsável pela fiscalização e acompanhamento das obras públicas. No lugar de Mesch no Legislativo, assumirá a vaga de vereador o primeiro suplente do PP, Rubens Borchardt, que foi um dos mais votados na eleição de 2020, mas acabou não sendo eleito diretamente, devido a falta de legenda para o partido ocupar mais uma cadeira na Câmara.

Outra alteração será no Departamento de Turismo, onde assumirá o cargo de diretora de Turismo a empresária do setor, Cíntia Kaestner Kopsh, em substituição a atual titular, Caroline Laís Renicke, que deixa o cargo para se dedicar a questões pessoais. Cíntia Kopsh é integrante do PSDB e concorreu a uma vaga na Câmara, em 2020, faltando apenas 35 votos para o partido fazer legenda, que garantia sua eleição. Ela tem o aval do partido e do vice-prefeito Guilherme Voigt Junior, o Tutti. No entanto, a indicação de Cíntia pesou mais por suas qualificações técnicas. Ela é profissional e empreendedora da área de Turismo há mais de 30 anos, tendo uma participação na criação do Cicloturismo Vale Europeu, intermediando a vinda de ciclistas de todo o Brasil e Europa. No continente Europeu, Cíntia mantém contatos permanentes, o que deve render boas ideias para serem implantadas em Timbó e região.

Os dois novos componentes do Governo Jorge Krüger devem assumir as funções na terça-feira, dia 1º de fevereiro.



Gilmara assume a Procuradoria da Mulher

A vereadora e ex-presidente da Câmara, Gilmara Giotti (PP), foi indicada pela Mesa Diretora, agora sob a presidência do vereador Ivonir Scherer (DEM), para ocupar o cargo de Procuradora da Mulher.

O cargo não é remunerado e tem a missão de atender mulheres em busca de orientação para conflitos domésticos e assuntos em geral. Gilmara ocupou a presidência da Câmara no ano de 2021 e, cumprindo um acordo com a maioria, renunciou ao cargo de presidente abrindo espaço para a eleição de Scherer, que completará o biênio neste ano de 2022. A causa da defesa da mulher, através da criação da Procuradoria e a instituição da Sala Lilás, junto à Delegacia de Polícia Civil de Timbó, foram bandeiras da vereadora já no seu primeiro ano de atuação parlamentar.

Na presidência, Gilmara efetuou reformas nas instalações da Câmara, reabilitou o Parlamento Jovem, encaminhou as denominações dos plenários Vereador Ditmar Krüger, no Parlamento Jovem, e o Plenário Walter Butzke.

Gilmara também encaminhou reformas no Regimento Interno da Câmara e promoveu uma economia de gastos, que resultou na devolução de R$ 900 mil ao Executivo no final de 2021. A Câmara, que por lei tem o direito de repasse de 6% da receita municipal, recebe menos da metade deste valor e ainda conseguiu economizar para reembolsar o Executivo, contribuindo para a realização de obras e ações em benefício da coletividade.

Gilmara concedeu entrevista ao JMV TV, que estará disponível para internautas a partir de hoje, dia 28, nas redes sociais do Jornal do Médio Vale (Facebook e instagram), Canal JMV TV no Youtube e no site: www.jornaldomediovale.com.br.





Buzzi inicia Programa Vereador no Bairro

O líder do PSD na Câmara de Timbó, vereador Flávio Germano Buzzi, iniciou 2022 com a estreia do Programa "Vereador no Bairro". O projeto do parlamentar é visitar os bairros da cidade e conhecer as demandas da comunidade, para encaminhar soluções através do Legislativo, Executivo e demais esferas de governo. O primeiro trabalho foi realizado esta semana, no bairro dos Estados, onde o vereador Flávio tem domicílio. Uma das atividades foi uma reunião com os moradores da rua Grevileia, onde estiveram presentes vários moradores do bairro e contou com a presença do prefeito Jorge Krüger e o vereador Haroldo Fiebes. Além da pavimentação da via pública, os moradores levaram ao conhecimento do prefeito a necessidade de manutenção da via até que a pavimentação não seja implementada, melhorias no abastecimento da água, questões relacionadas à Saúde e Educação.

Durante o dia, Flávio realizou visitas na Unidade de Saúde, nos estabelecimentos de ensino, moradores e empresas do bairro dos Estados. "Estes contatos estão sendo fantásticos, pois nos proporcionam suporte para atuar na Câmara e embasar nossas ações. A comunidade quer participar e tornar a vida coletiva melhor", ressaltou Buzzi.

O próximo bairro a ser visitado pelo vereador Flávio Buzzi será o Imigrantes, com data marcada para 22 de fevereiro. "Precisamos unir forças e ideais tendo como único objetivo, a construção de uma Timbó cada dia melhor para todos", concluiu o parlamentar.




Prefeito e vereadores na rua Grevileia

O prefeito Jorge Krüger (PP) e os vereadores Haroldo Fiebes (MDB) e Flávio Germano Buzzi (PSD) estiveram reunidos com moradores da rua Grevileia, no bairro dos Estados, na noite do dia 25 de janeiro, para tratar do projeto de pavimentação da via pública. O vereador Haroldo Fiebes é autor de três indicações solicitando a pavimentação, datadas dos anos de 2018, 2019 e 2020 e recebeu a ajuda do morador conhecido por Pelé, para elaborar um abaixo assinado dos moradores, solicitando a benfeitoria. Agora, Fiebes e os moradores ganharam o reforço de seu amigo pessoal, o vereador Flávio Buzzi, que juntos sensibilizaram o prefeito Jorge Krüger a priorizar o projeto.

Jorge é um entusiasta das pavimentações de ruas, pois compreende que uma via pavimentada representa qualidade de vida para toda a comunidade. É menos lama, poeira, limpeza e redução de manutenção. Para impulsionar este entendimento, Jorge criou o Programa Pavimenta Timbó, que no seu primeiro mandato cumpriu a promessa de levar pavimento a mais de 100 ruas em todos os bairros. O projeto continua neste segundo mandato e a meta é levar pavimento a um número ainda maior de vias públicas que no primeiro mandato.

Na reunião com os moradores, Jorge explicou o sistema do Programa Pavimenta Timbó, que prevê uma parceria entre a Prefeitura e os moradores da rua onde é realizada a benfeitoria. Havendo adesão da maioria dos moradores, o prefeito Jorge Krüger se comprometeu a colocar a rua Grevileia entre as prioridades ainda no ano de 2022. A reunião contou com ampla maioria dos moradores, que sinalizaram pela adesão. Os vereadores Haroldo Fiebes e Flávio Buzzi, manifestaram-se felizes com o entendimento entre a Prefeitura e a comunidade.




Curso superior em Ascurra

O prefeito de Ascurra, Arão Josino (PSD) anunciou, esta semana, que a Congregação dos Padres Salesianos, instituição da Igreja Católica, que mantém o tradicional Colégio São Paulo, vai abrir quatro cursos de ensino superior, através de sua unidade de Ensino a Distância Faculdade Dom Bosco. Os cursos serão nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Gestão da Produção Industrial e Processos Escolares. Também serão disponibilizados cursos de pós-graduação em áreas ainda a serem definidas.

O anúncio da criação do Ensino Superior a Distância, com sede em Ascurra, foi efetuado durante a visita do professor doutorando Edson Ávila - diretor Executivo da Faculdade Dom Bosco e a diretora do Colégio São Paulo, Maria Elena Tomio, esta semana, no gabinete do prefeito Arão Josino. O prefeito comemorou a iniciativa, pois em agosto de 2021, ele havia manifestado o desejo de trazer para Ascurra o ensino superior, quando visitou o padre Gilson Marcos da Silva, inspetor dos Salesianos no Sul do Brasil.

A Congregação dos Salesianos tem tradição e foco na Educação, com a manutenção de escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursos superiores em vários países do mundo. Em Ascurra, o Colégio São Paulo tem tradição de qualidade no ensino, reunindo estudantes de várias cidades do Médio e Alto Vale do Itajaí. A escola já serviu de base para muitos profissionais graduados de sucesso, atuando em todo o Brasil e até no exterior. A faculdade EAD Dom Bosco, em Ascurra, funcionará no sistema a distância, com provas e reuniões de estudos presenciais. Os detalhes ainda serão anunciados pela entidade.






BASTIDORES Anterior

BASTIDORES

Coluna Bastidores Próximo

Coluna Bastidores

Deixe seu comentário

colunas bastidores